A Arquidiocese de Rosário (Argentina), desautorizou a conferência do teólogo espanhol Andrés Torres Queiruga no colégio Marista desta província, "dado que seus ensinamentos não sempre são compatíveis com a interpretação autêntica que a Igreja tem da Palavra de Deus escrita e transmitida". O mesmo teólogo viria ao Brasil a um evento da Unisinos, em São Leopoldo(RS) entre os dias 7 e 11 de outubro chamado congresso continental de teologia, que ademais reunirá outros nomes ligados à teologia da Libertação como João Batista Libânio, o bispo de Jales (SP) Dom Demetrio Valentini e Leonardo Boff.)

A Fundação Diálogo, presidida por Ariel Álvarez Valdés, foi a que convidou a Torres Queiruga, mesmo sabendo que ele não está autorizado para ensinar em sua própria diocese.

"Dom José Luis Mollaghan, comunicou que dita entidade civil não tem nenhuma autorização para organizar cursos ou promover conferências a respeito da doutrina católica em um colégio ou em uma instituição católica da arquidiocese", indicou a Arquidiocese em um comunicado.

Nesse sentido, a Arquidiocese "oportunamente se dirigiu ao superior dos Irmãos Maristas, encarregado da comunidade religiosa em Rosário, e por seu intermédio ao diretor geral do Colégio Marista, fazendo conhecer as disposições desta arquidiocese e a atitude que causa confusão entre os fiéis de permitir estas atividades no âmbito do colégio religioso".

Assinalou que entre os ensinamentos de Torres Queiruga que não estão de acordo com a doutrina católica, estão "sua visão sobre a criação já que sempre deve se ter em conta a clara distinção sobre o mundo e o Criador, e a possibilidade de que Deus intervenha na história e no mundo além das leis que Ele mesmo estabeleceu", precisou.

A Arquidiocese de Rosário lamentou que "enquanto nos aproximamos a viver o Ano da Fé, promovam-se estes atos que distorcem a verdadeira fé da Igreja; a mesma fé ‘que atua pelo amor e se converte em um novo critério de pensamento e de ação que muda toda a vida do homem’".