Concluído no Rio de Janeiro neste domingo, 30 de setembro, o Festival Halleluya Rio 2012 foi uma grande festa da juventude carioca na qual foram lançadas também iniciativas de evangelização com jovens e visitantes de todas as idades que foram ao Cristo Redentor. O evento contou com a presença de Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê que prepara a JMJ Rio 2013.

Contando com atividades como o Festival da Juventude, campanha de acolhida, serviço de voluntários, Hino e Oração oficiais, missa com preces em diferentes idiomas, foram muitos os elementos do Halleluya Rio que permitiram os jovens viverem, faltando menos de um ano para o grande encontro com o Papa, um clima de Jornada Mundial da Juventude.

O evento foi realizado com uma parceria da Arquidiocese do Rio de Janeiro e a Comunidade Católica Shalom e ocorreu aos moldes de uma JMJ para preparar os jovens cariocas para o evento com o Papa Bento XVI e milhões de jovens do Brasil e do mundo em julho de 2013.

O arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local da JMJ, Dom Orani Tempesta, em suas falas no sábado e domingo, incentivou a multidão a participar da JMJ Rio2013 como peregrinos, voluntários e famílias de acolhida.

 Durante o Halleluya também funcionou um serviço de atendimento médico com a mesma equipe que está sendo montada para atuar na JMJ Rio2013  um stand de acessórios com a marca da Jornada.

Por outro lado, o Halleluya foi ocasião de dar destaque para o Projeto Juventude para Jesus, da Comunidade Católica Shalom, que lançou o projeto Acamps Rio 2013. Trata-se de um acampamento católico com uma média 200 participantes por ano, ocorrendo sempre no período das férias de janeiro, durante uma semana inteira. Segundo a coordenadora do stand do Acamps no festival Halleluya Rio, Renata Tinoco, o objetivo é levar os jovens a uma experiência com o outro, a partir da fraternidade e convivência com jovens da mesma idade, durante os momentos de lazer, e acima de tudo uma experiência real com Deus. A faixa etária dos participantes é a partir de 13 até 30 anos de idade.

Outra iniciativa lançada no Halleluya pelo próprio arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, na tarde deste domingo, 30, foi a ação de evangelização semanal da Comunidade Católica Shalom no Santuário do Cristo Redentor. A evangelização, que acontecia todo dia 12 de cada mês, agora será realizada em todos os finais de semana, a partir de outubro, o mês das Missões.

De acordo com os organizadores, a ação, além de evangelizar as pessoas que estarão visitando o monumento, também promoverá a divulgação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013. Os missionários da comunidade Shalom irão fazer a evangelização de pessoa a pessoa, com atividades como a oração do Rosário em várias línguas e outras atividades apostólicas aos pés do Cristo Redentor.

Segundo a coordenadora da ação, Karliany Moura, um dos objetivos da ação será que os visitantes descubram que o Cristo Redentor é um santuário e não apenas um ponto turístico. “Os jovens explicarão, levarão as pessoas a conhecer a capela do Cristo Redentor e também, se a pessoa quiser, pegarão o e-mail da pessoa para manter contato com ela”, disse.

De acordo com o reitor do Santuário do Cristo Redentor, padre Omar Raposo, a ação irá mostrar o Cristo de braços abertos de maneira concreta.

“Para nós, a Jornada já começou. Então, cada pessoa que passar por nossa cidade vai ser acolhida por esse clima maravilhoso de paz, de alegria e de entusiasmo. Então, é uma galera que está bem disposta para poder trabalhar em unidade com as demais atividades pastorais que já existem no alto do Cristo Redentor. Vamos fazer do santuário um lugar mais do que especial. De braços abertos o Cristo está e a juventude católica também está”, destacou o sacerdote.


www.halleluyario.wordpress.com