O sacerdote argentino responsável geral do santuário francês de Nossa Senhora da Lourdes, Padre Horacio Brito, assegura que todos podem obter a graça de Lourdes desde qualquer parte do mundo, e apesar de que o coração do homem esteja doente, é possível a conversão se alguém se confiar à intercessão da Mãe de Deus.

O Pe. Horacio, dos Missionários da Imaculada Conceição de Lourdes, chegou a França para ficar só por uns dias, mas já leva ali 15 anos. Em 2008, o Bispo do Tarbes-Lourdes, Mons. Jacques Perrier, nomeou ao argentino novo reitor do santuário, convertendo-se no primeiro latino em assumir tal cargo.

Em uma entrevista concedida em Roma ao grupo ACI, o Pe. Brito, explicou que Lourdes, "é um lugar geográfico, mas a graça é espiritual, é multiforme, e portanto, adapta-se a todos os tempos, a todas as culturas, a todos os estados de vida, e pode viver em qualquer parte do mundo".

"Não é necessário estar na Palestina para viver o Evangelho, e não é necessário estar em Lourdes, para viver a graça da Lourdes", assegurou.

O sacerdote assinalou que junto aos santuários de Fátima, Guadalupe, ou Aparecida, Lourdes é um dos maiores do mundo, e "tem uma ressonância mundial impressionante. Eu sou argentino, e quando penso que em 11 de fevereiro, que é o dia de Nossa Senhora da Lourdes, em Buenos Aires, sei que há 300 mil pessoas ao redor do cardeal para celebrá-la, e essas pessoas se sentem na Lourdes".

Do seu posto como reitor, o sacerdote expressou que sua máxima responsabilidade, é fazer que a graça de Lourdes, "que nos fala em primeiro lugar do amor e da compaixão de Deus por toda a humanidade, e da qual, a Virgem Maria é servidora, chegue a todos".

As aparições de Lourdes foram reconhecidas pela Igreja em 1858. A Virgem apareceu 18 vezes a uma menina pobre, Santa Bernardita Soubirous, entre os dias 11 de fevereiro de 1858, e 16 de julho, e enviou 10 frases "que são como um eco da palavra de Deus, e que são uma imensa e impressionante catequese com o convite à conversão, e um convite à comunhão com Deus".

Bernardita Soubirous, uma menina de 14 anos que não sabia nem ler nem escrever, doente, e que no momento das aparições, ainda não tinha podido fazer sua primeira comunhão, sua existência "fala-nos da fecundidade de Deus em nossa vida", acrescentou Pe. Brito.

"Se pudesse resumir com uma frase bíblica a mensagem da Lourdes, poderia ser a do Apóstolo São Paulo: Ali onde abundou o pecado, superabundou a graça. E isto é muito importante, porque não está o pecado, e logo a graça, aí está minha natureza, tal como sou eu, ali mesmo, está o Senhor atuando e está trabalhando".

O sacerdote latino-americano explicou também que outra das particularidades da mensagem de Lourdes é precisamente, a presença dos doentes: "Lourdes é conhecido em todo mundo graças à presença dos doentes, mas essa enfermidade física também nos fala de outra enfermidade da qual nos diz o profeta Isaías, o coração do homem está doente, de fato, a grande mensagem de Lourdes, é a conversão do coração".

"Eu diria que o ponto alto de uma peregrinação é nossa conversão, quer dizer, o passo de uma atitude a outra atitude, o passo de uma realidade a outra realidade. E disso justamente nos fala a Imaculada, a Virgem Imaculada, não é uma deusa, a Virgem, como nos diz a liturgia, ela é de nosso tempo, de nossa raça, de nossa história, e ao contemplar a Imaculada contemplamos nós mesmos, é o trabalho que Deus está fazendo em cada um de nós. A imaculada não é uma deusa, é nossa humanidade renovada por Deus", concluiu.