Os católicos do Iraque poderão agora aprofundar em seus conhecimentos sobre a fé católica, através do site Bagdá da Fé, um portal em árabe desenvolvido pelos bispos locais para oferecer recursos para o Ano da Fé, que começa no próximo 11 de outubro.

Conforme informou o site Baghdadhope, a página oferece a carta Apostólica Porta Fidei com a que o Papa Bento XVI anunciou o Ano da Fé, e outros documentos necessários para viver este tempo intenso para a Igreja Católica.

O Conselho de Bispos Iraquianos, dirigido pelo Arcebispo de Bagdá, Dom. Ephrem Yousif Abba Mansoor, são os principais promotores da iniciativa.

Os organizadores, esperam que o site ajude a comunidade iraquiana cristã -tal como alentou o Presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella-, a "sustentar a fé de muitos fiéis que no cansaço de cada dia, não cessam de confiar com convicção e coragem, a existência do Senhor Jesus".

Entre suas diferentes iniciativas, destaca-se um programa de eventos para festejar o início do Ano da Fé. No dia 12 de outubro, está previsto que na catedral caldéia de São José, realize-se uma cerimônia de abertura, enquanto que já fixaram para seu fim, no 22 de novembro de 2013, o encerramento deste especial ano de reflexão na igreja armênio-católica de Nossa Senhora das Flores.

Para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, prevista geralmente de 18 a 25 de janeiro, espera-se um encontro ecumênico na igreja siro-católica de Nossa Senhora da Salvação. É neste mesmo templo, onde eno diam 31 de outubro de 2010, aconteceu uma dos mais sangrentos ataques contra a minoria cristã. Nele, durante a celebração da Missa, 60 fiéis perderam a vida em um ataque perpetrado por islamistas vinculados ao Al Qaeda.

Enquanto que para o dia 21 de março de 2013, na igreja latina de São José, haverá uma oração; e de 26 a 28 de setembro, está previsto um encontro catequético sobre o Ano da Fé.

Já no 28 de setembro do mesmo ano, os jovens iraquianos, começarão um caminho de preparação com uma conferência do pároco cladeu da igreja de São Paulo, Pe. Albert Hisham, sob o lema "A porta da fé: Vocação e missão".

Conforme explicou o Pe. Hisham ao site Baghdadhope, "a dificuldade em ter fé no Iraque, e sobre tudo no Oriente Médio, é diferente daquela advertida na Europa. Nós devemos enfrentar principalmente o desafio da migração como resultado das mudanças políticas e sociais, a emigração, que ameaça esvaziar a região dos cristãos".

Por isso "é importante o Ano da Fé no Iraque. Para buscar fortalecer a fé de seus cristãos mantendo-a viva, de modo que possa iluminar a sociedade iraquiano. Em um país que mudou tão rápido como o Iraque, é preciso voltar a pedir a ajuda da fé, fonte de nossa vida, e tentar vivê-la apesar das muitas dificuldades que enfrentamos cada dia".

"Esperamos e confiamos em que o Ano da fé nos ajudará neste retornar à fonte", concluiu.