Entre os dias 20 e 21 de setembro, celebra-se no Pontifício Instituto João Paulo II de Roma, o Congresso Internacional "Una caro: A linguagem do corpo e a união conjugal", que tratará sobre a especificidade da união conjugal e a importância de fundar sua comunhão entre o homem e a mulher.

Em uma entrevista  ao grupo ACI, o Padre José Granados, Vice-presidente do Pontifício Instituto João Paulo II, explicou que segundo a Bíblia a "una caro", é o termo que designa a união conjugal entre o homem e a mulher, e dentro de uma sociedade em crise moral, onde as relações perderam sua forma e se tornaram líquidas, ver a riqueza deste tipo de relação, da que hoje fica em questão sua durabilidade no tempo, sua abertura à vida, sua relação com a criação".

O Pe. Granados, que é também professor de teologia do matrimônio, assinalou que para ajudar o sacramento do matrimônio, os cônjuges devem "propor ao mundo a beleza da união conjugal, as relações que este gera, o que contribui à sua união com Deus, a plenitude de vida que anuncia, a fecundidade que tem".

O evento apoiou sua temática no pensamento do Beato João Paulo II sobre o matrimônio e a sexualidade humanas, expressos nas 129 catequese sobre o amor que ofereceu entre os anos 1979 e 1984.

Nestas catequeses, o Beato Wojtyla recordou que Deus tem uma mensagem muito bela e positiva sobre o corpo, a sexualidade e o amor humano verdadeiro dentro da união conjugal.

"Entender que o caminho da Igreja, como dizia João Paulo II, passa pela família, e acredito que se isso, os católicos o entendemos forçadamente, e colocamos a família no centro, sabendo que a família está chamada a algo maior, que é entrar na Igreja, pois será de grande fruto para sociedade", acrescentou o presbítero.