Segundo informaram nesta quarta-feira, 26, a Nunciatura Apostólica no Brasil e a Conferencia Episcopal dos Bispos do Brasil (CNNB) o Papa Bento XVI, nomeou para a diocese de São José do Rio Preto (SP), Dom Tomé Ferreira da Silva, até o momento bispo auxiliar de São Paulo (SP) e para diocese de Tubarão (SC), o papa nomeou o sacerdote João Francisco Salm, atual ecônomo da arquidiocese de Florianópolis (SC).
 
Dom Tomé sucederá a dom Paulo Mendes Peixoto, nomeado, no início deste ano, para a arquidiocese de Uberaba (MG). O novo bispo de S. José do Rio Preto, no interior paulista, nasceu em 1961, na cidade mineira de Cristina. Foi ordenado bispo em 2005. Seu lema episcopal é “Santidade na verdade e caridade”.

No seu blog (http://www.domtome.com/ ) o bispo escreveu umas breves palavras sobre sua nova missão: “Na memória de São Cosme e Damião, nesta manhã de vinte e seis de setembro de dois mil e doze, volto meu olhar, pensamento e coração aos fiéis da Diocese de São José do Rio Preto, no estado de São Paulo, bem como aos homens de boa vontade que residem em seu território. Deus seja louvado!
No dia dezessete de setembro do ano em curso, memória de São Roberto Belarmino, na hora em que o sol, tendo atingido o píncaro, iniciava sua descida ao poente, a Igreja solicitou-me que abrisse uma fresta em meu coração e por ela deixasse entrar em minha vida e ministério o Povo de Deus que habita na Diocese de São José do Rio Preto. Desde então, tenho-os já em meu coração; agora, como São Paulo, também suplico: “Dai-nos lugar em vossos corações”(2 Cor 7,2a)”.
 
“Na fé, curvo-me, afirmativamente, à vontade do Santo Padre o Papa Bento XVI, que me envia e doravante deseja-me  como Bispo da octogenária Diocese de São José do Rio Preto”, expressou Dom Tomé na mais recente postagem do seu blog.

Já o sacerdote João Francisco Salm nasceu em 1952, em Barro Branco, São Pedro de Alcântara (SC). Estudou Filosofia e Estudos Sociais na Fundação Educacional de Brusque (FEBE), e Teologia no Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC).

A diocese de São José do Rio Preto tem uma população católica de 701 mil fiéis, e Dom Tomé para o cuidado pastoral da diocese Dom Tomé conta com o auxilio de 136 padres, 17 diáconos permanentes e 175 religiosos.

Monsenhor Salm foi ordenado presbítero no dia 30 de junho de 1979. Em janeiro de 1980, iniciou seus trabalhos no Seminário Menor Metropolitano de Azambuja, tornando-se reitor do Seminário e do Santuário de Nossa Senhora de Azambuja, em 1984. Em 1992, assumiu a reitoria do Seminário Teológico e a coordenação da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Florianópolis. Foi pároco na Paróquia Santa Teresinha, em Brusque e exerceu a função de Administrador Arquidiocesano de Florianópolis, quando vacante.

O novo bispo integrou ainda o Conselho de Presbíteros e foi coordenador de pastoral da Arquidiocese. Desde novembro de 2011 exercia a função de ecônomo da Mitra e coordenador da Cúria.
Para o governo da diocese de Tubarão (população de 316 mil católicos), Dom Salm contará com a ajuda de 52 sacerdotes, 102 religiosos e 1 diácono permanente.