Vários acadêmicos do Centro de Estudos e Documentação Padre Hurtado participaram de um conferência sobre o futuro santo chileno, que foi realizada no Centro  Teológico da Universidade Católica da Santíssima Concepção.

O título da conferência foi “O Padre Hurtado: um fogo que encende outros fogos” e contou com as exposições de Mariana Clavero Ribes e Sandra Arenas Pérez, ambas membros do Centro de Estudos e Documentação Padre Hurtado da Pontifícia Universidade Católica do Chile.

O Centro está dedicado a elaborar a base de dados da informação disponível sobre o Padre Hurtado, principalmente em relação a seus escritos, material gráfico e audiovisual, e a documentação impressa nacional durante os anos de vida do Beato.

Os acadêmicos do Centro dedicam seu trabalho em estuda esta documentação a partir de diversas perspectivas disciplinares, a fim de estabelecer seu contexto e relevância, para então desenvolver um trabalho de difusão de alto nível acadêmico sobre a informação documental disponível e sobre os resultados das pesquisas.