O secretário de estado do Vaticano, o Cardeal Tarcisio Bertone, recebe esta terça-feira de mãos do Rei Juan Carlos da Espanha o IV Prêmio Internacional Conde de Barcelona.

Este prêmio é outorgado pela fundação de mesmo nome vinculada ao Grupo Godó.

O ato contará com umas palavras do Rei, que na quinta-feira voltará para a capital catalã para inaugurar no Porto de Barcelona o terminal de contêineres mais avançado do Mediterrâneo capaz de servir vários navios de grande porte simultaneamente.

O Cardeal Bertone receberá o prêmio no Mosteiro de Pedralbes, onde estarão presentes o presidente e a vice-presidenta da Região da Catalunha, Artur Mas e Joana Ortega entre outras autoridades civis espanholas.

O juri concedeu o prêmio ao Cardeal em reconhecimento à sua "moderação, prudência e espírito de abertura em afinada sintonia com o Papa", tendo também em conta as dificuldades atuais que vive a Europa e o Mundo.

Assim, o reconhecimento sublinha seu papel na política internacional da Santa Sé e na organização das viagens de Bento XVI, incluindo suas quatro viagens à Espanha entre 2006 e 2011.

Por isso, o jurado também valorizou "o tenaz e constante" trabalho do secretário de estado sobre a situação atual de Cuba e a atuação pastoral e social que está realizando a Igreja Católica neste país.