Os cerca de 2 mil participantes do Congresso de Jovens Shalom (CJS), realizado na Arquidiocese do Rio de Janeiro, ouviram no domingo, dia 23 de setembro, a convocação feita pelo arcebispo e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, Dom Orani João Tempesta, a serem testemunho de fé para o mundo. O congresso realizou-se em clima de JMJ com a presença Dom Antonio Dias Duarte bispo auxiliar do Rio e vice-presidente do COL e uma centena de jovens voluntários que ajudaram na organização.

O Congresso, que teve como tema “Alegria-vos sempre no Senhor”, foi iniciado na sexta-feira, dia 21, com missa na Catedral de São Sebastião, presidida por Dom Dias Duarte. Durante o final de semana, os jovens, reunidos no América Football Club, na Tijuca, Zona Norte da cidade, ouviram as pregações do fundador e da co-fundadora da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo e Emmir Nogueira, e da consagrada na comunidade de vida, Gabriela Dias e tiveram momentos de partilha e cantos ao longo do congresso.

A missa dominical foi presidida pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta. A celebração eucarística contou com preces em diferentes idiomas (italiano, francês, inglês e português), o Hino e Oração oficiais da Jornada.

Em sua homilia, o arcebispo incentivou os jovens a se configurarem a Cristo, o que, segundo ele, é uma contradição para o mundo de hoje. “O mundo ensina o contrário do Evangelho. É só disputa de poder, corações divididos, ganância, guerra, ódio, tudo quer nos tirar do caminho de Jesus. Mas, temos que seguir na direção certa, apesar das tentações. Quem confia em Deus pode ter uma vida nova. A JMJ é um chamado para um encontro com o Senhor”, afirmou o prelado.

Participaram jovens de Curitiba (PR), São Paulo e Aparecida (SP), Macapá (AP), Fortaleza e Sobral (CE), Belo Horizonte e Patos (MG), Salvador e Feira de Santana (BA), João Pessoa (PB), La Paz (na Bolívia), Lima (no Peru), Palmas (TO), Cruzeiro do Sul (AC), entre outras cidades, que foram acolhidos nas hospedagens disponibilizadas pelo COL da JMJ Rio2013.

A equipe de voluntários da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 esteve presente no Congresso de Jovens Shalom, com a participação de cerca de 100 membros, que se dividiram em várias atividades como hospedagem e acolhida.

Por sua parte, o fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, incentivou jovens de várias partes do Brasil a anunciar Jesus Cristo ao mundo, diante de uma humanidade indiferente a Deus. “A alegria da vida de muitas pessoas é Jesus Cristo”, disse. “Evangelizar é manifestar o amor de Cristo até as últimas consequências”, afirmou Moysés na palestra oferecida aos jovens no segundo dia do Congresso de Jovens Shalom.

Falando sobre o tema da JMJ Rio2013, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19), Moysés motivou os jovens a serem missionários. “Somos enviados a evangelizar o mundo de hoje, o mundo que Deus amou tanto que enviou seu filho para que o salvasse. Devemos olhar este mundo com os olhos de Jesus”, disse.

“Evangelize. Descubra a alegria de evangelizar. Somos um povo em movimento, que dá de graça o que de graça recebeu”, concluiu o fundador da comunidade Shalom, que este ano, no qual celebra seu 30º aniversário, recebeu da Santa Sé a a aprovação definitiva dos seus estatutos.