O Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais do Vaticano, Dom Claudio Maria Celli, apresentou ontem o documentário mais completo que existe sobre o nascimento e a vida do Concílio Vaticano II, que inclui numerosas imagens inéditas, entre elas, as da intervenção do Beato João Paulo II.

Em uma entrevista concedida ao grupo ACI, Dom Celli explicou que o "docu-filme", tal como o chamaram, tem a intenção de manter vivos os arquivos da filmoteca do vaticano.

"Este é um patrimônio que temos nas mãos, não queremos que seja um patrimônio morto, mas sim que seja um momento de vida, de imagens e de riqueza compartilhada, porque o Concílio não é uma riqueza de museu arqueológico, mas sim algo vivo que tem um profundo sentido para hoje e ilumina o caminho de hoje. Dos homens e também da Igreja", afirmou.

Entre as joias deste documentário, encontra-se a intervenção em latim do então Arcebispo de Cracóvia, Dom Karol Wojtyla –hoje Beato João Paulo II–, oferecendo sua contribuição ao Concílio. "É muito formoso escutar a este jovem bispo polonês intervindo sobre algumas temáticas", expressou.

Segundo Dom Celli, "o Concílio ainda não foi difundido o suficiente, e não se expressaram todas as potencialidades que tem, para que esta riqueza humano-eclesiástica seja posta nas mãos da maioria das pessoas".

O documentário foi editado por Micromegas Comunicazione, e sua distribuição mundial está prevista para 11 de outubro de 2012, dia do 50° aniversário da abertura do Concílio Vaticano II e data de início do Ano da Fé.

Conforme explicou o dicastério, o Ano da Fé será uma oportunidade para explicar e documentar sobre as grandes temáticas tratadas pelo Concílio Vaticano II, e este "docu-filme" reconstrói muito bem o clima histórico, teológico, cultural e emotivo daquele acontecimento.

As imagens originais da época mostram de maneira clara os momentos mais significativos, a longa fase prévia de preparação, e a extraordinária transformação da Basílica de São Pedro em Sala Conciliar.

A produção, além disso, apresenta 14 entrevistas inéditas a diversos Cardeais, Patriarcas, e Arcebispos, que participaram vivamente o evento e que aprofundam sobre as temáticas que contêm as quatro Constituições, os nove Decretos e as três Declarações, que compõem o texto conciliar.

Dom Celli acrescentou que o "docu-filme" procede de até doze horas de filmagem, cujas imagens, têm pensado distribuir em DVDs com qualidade de imagem em alta definição.

Dom Celli e sua contribuição ao Concílio Vaticano II

A autoridade vaticana explicou que ele mesmo, durante sua época de seminarista, colaborou nos trabalhos e na abertura do Concílio. "Ocupei-me do trabalho mais humilde, fomos um grupo de seminaristas que ajudávamos aos padres conciliares a que encontrem o lugar onde sentar-se".

Dom Celli foi um dos que ajudou aos quase três mil bispos do mundo, a localizar seu lugar na nave central da Basílica de São Pedro do Vaticano. Isto "requeria um esforço técnico e logístico impressionante", recorda.

O Prelado assinalou que o Concílio Vaticano II, não foi uma simples cerimônia, foi um encontro prolongado por vários anos de trabalho, reuniões, votações, e intercâmbio de diferentes ideias e temáticas entre os padres conciliares.

"Agora quisemos oferecer aos jovens, e a quem nunca o conheceu, um "docu-filme" porque queremos que as pessoas tenham o conhecimento mais rico e sugestivo possível dos trabalhos do Vaticano II. Assim das 200 horas que temos selecionamos as imagens mais belas e significativas".

O Concílio "marcou fortemente o caminho da Igreja, mas também o mundo, porque há valores que contribuíram e que também têm significado para a humanidade", concluiu Dom Celli.