Foi lançado nesta quinta-feira, 20, em Roma a rede católica mundial ‘Aleteia – Em busca da verdade’, uma página interativa com perguntas e respostas, material audiovisual e documentos sobre a fé católica e a Igreja. A iniciativa vai estar disponível na internet em seis línguas, incluindo o português, e conta com a colaboração de jornalistas e peritos que diariamente apresentarão aos internautas notícias, recursos e respostas às inquietudes dos católicos e de todos aqueles que buscam a verdade.

O nome Aleteia deriva da palavra grega ‘aletheia’ (verdade) e marca a “entrada da nova evangelização no mundo virtual”, afirmou Dom Rino Fisichella, presidente do Conselho Pontifício para a promoção da Nova Evangelização que junto ao Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais auspiciam a iniciativa. A plataforma (site, aplicação, newsletter, web TV) é apresentada como “a primeira comunidade online de perguntas e respostas a propósito da fé, da vida, da sociedade e do ensinamento da Igreja”.

Aleteia está sob a responsabilidade de uma grande equipe de especialistas encabeçada por Jesús Colina, jornalista e consultor do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais.

“Há mais de 55 milhões de pesquisas sobre a palavra "Deus" no Google, por mês. A Aleteia pretende ser uma resposta de referência. Mais de 1.000 meios de comunicação e instituições católicas já aderiram à rede Aleteia. Muitos ainda estão chegando. Pela primeira vez, os católicos produtores de informação se unem em uma rede para responder às perguntas sobre a fé”, afirmou Jesús Colina pela ocasião do lançamento mundial de Aleteia na manhã de hoje em Roma.

“A Aleteia é uma rede mundial católica para compartilhar e discutir questões de fé, vida e sociedade, dirigida àqueles que buscam a verdade”, completou.

À Aleteia já aderiram, até agora, como membros, mais de mil sites web, rádio e tevês, instituições católicas e movimentos do mundo todo. “É uma ocasião formidável para a Igreja para ampliar o diálogo com os católicos, cristãos, crentes de todas as religiões e também não crentes, porque Aleteia quer oferecer recursos a todos os que buscam a verdade” explicou também o diretor da iniciativa na ocasião do seu lançamento internacional.

A iniciativa, segundo o site News.va, o site de notícias oficial do Vaticano, foi apresentada nesta manhã no Centro Rússia Ecumênica de Roma e também conta com o apoio da Fundação para a Evangelização através da Mídia (FEM).

O portal do projeto Aleteia em português pode ser acessado através do link: http://www.aleteia.org/pt/

Para ver e curtir o fanpage de Aleteia no facebook, confira: http://www.facebook.com/AleteiafanpagePT

Para ver o vídeo (em inglês) de promoção da iniciativa no youtube, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=ciS2_fcjTVE&feature=player_embedded