Os Patriarcas das igrejas orientais agradeceram ao Papa Bento XVI pelo chamado à paz na regiào Síria e que tenha recordado que "cada cristão deve ser um instrumento de paz e reconciliação no Oriente Médio".

Em uma declaração recolhida pela agência vaticana Fides, os líderes religiosos expressaram seu "grande consolo por estar do mesmo lado que o Santo Padre na visão da existência insubstituível dos cristãos no Oriente Médio".

"Como suprema autoridade moral, (o Papa) ofereceu critérios éticos, sem interferir na política, recordando à comunidade internacional a responsabilidade de salvar a vida da população e em especial das minorias" na Síria.

"Estamos seguros que esta viagem dará frutos e será um grande impulso para encontrar novos caminhos de paz para a Síria", acrescentaram.

Entre os mais de 200 bispos que estiveram presentes na visita do Papa destaca-se o Patriarca greco-católico Gregorio III Laham; o Patriarca greco-ortodoxo Ignatius IV Hazim; o Patriarca sirio-católico Ignatius III Younan; e o Patriarca sirio-ortodoxo Zakka I Iwas.