No dia 19 de março, dia de São José,  o Santuário de Nossa Senhora Aparecida ganhará de presente uma  Capela dedicada a São José.

A Capela, cuja construção ficou estimada em 800 mil reais, foi projetada para ser utilizada com mais freqüência para celebrações quando o número de romeiros for menor. “Tudo foi feito para o bem-estar dos romeiros, dentro do nosso objetivo de acolher bem e evangelizar” - explica o padre  Joércio Gonçalves Pereira, reitor do Santuário.

Como destaque das obras de arte sacra da Capela está a  figura de São José como homem escolhido por Deus, para ser o “Guardião” de Nossa Senhora e de Jesus, “chefe da Sagrada Família”, indica o sacerdote. O piso da Capela, em granito, tem desenhos de lírios, que se abrem simbolizando não só a pureza, mas principalmente a sabedoria. No corredor central e na parte superior do painel central, estrelas de Davi lembram que São José é da descendência do Rei Davi.

O painel “Sonho de José” é uma obra do artista plástico Cláudio Pastro, que apresenta São José deitado no momento em que o anjo aparece a ele, em sonho, para dizer: “José, filho de Davi, não tenhas medo de acolher Maria como tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo...” (Mt 1,20-21). Os dois painéis laterais, do artista Adélio Sarro, retratam a Sagrada Família e a Apresentação de Jesus no Templo, diante do velho Simeão e da profetiza Ana.

A cúpula é dourada porque, para os orientais, o céu não é azul, mas dourado. O ouro significa o próprio Deus, refletindo sua luz e sua beleza sobre nós. Essa presença é reforçada pelo grande campo de lírios, levando-nos a recordar que Deus cuida de nós como cuida dos lírios do campo.