O Diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Padre Federico Lombardi, rechaçou a violência de extremistas muçulmanos que assassinaram o embaixador dos Estados Unidos na Líbia, Chris Steven, em protesto por um filme que teria sido realizado no país do diplomático e que foi considerado como uma ofensa contra o Islã.

Ontem um grupo de extremistas islâmicos atacou o consulado dos Estados Unidos em Bengasi (Líbia). Como resultado trágico do ataque também foram assassinados, além do embaixador Steven, outros três cidadãos americanos.

Ontem, 11 de setembro, outro grupo de extremistas também ingressou no complexo da embaixada dos Estados Unidos no Cairo (Egito), e arrancou a bandeira americana, em protesto também pelo filme que foi considerado uma ofensa por suas críticas a Maomé.

Em sua declaração, o Padre Lombardi assinala que "o respeito profundo pelas crenças, os textos, os grandes personagens e os símbolos das diversas religiões são uma premissa essencial da convivência pacífica dos povos".

"As consequências gravíssimas das injustificadas ofensas e provocações contra a sensibilidade dos crentes muçulmanos são mais uma vez evidentes nestes dias, pelas reações que suscitam, também com resultados trágicos, que por sua vez fazem mais profunda a tensão e o ódio, desencadeando uma violência inaceitável", acrescenta.

Aludindo à visita que o Papa Bento XVI realizará ao Líbano, do dia 14 ao 16 de setembro, o porta-voz vaticano destaca que "a mensagem de diálogo e de respeito para todos os crentes das diversas religiões do que o Santo Padre será portador na sua próxima viagem ao Líbano, indica o caminho que todos deveriam percorrer para construir juntos a convivência comum das religiões e dos povos na paz".

O filme em questão que originou o assassinato do embaixador Steven e de outros três cidadãos americanos, se chama "A inocência dos muçulmanos". O trailer do mesmo pode ser visto no Youtube.