No simpósio internacional "A Mariologia do Concílio Vaticano II", o presidente da Pontifica Academia Mariana Internacional (PAMI), Padre Vincenzo Battaglia, recordou que Maria deve ser nossa companheira e mãe no caminho.

Em entrevista ao grupo ACI, o Pe. Battaglia, explicou que "Maria também é mãe e modelo para a Igreja", e devemos ver nela "tanto sua intercessão materna do Senhor Salvador Jesus Cristo, como também, o modelo de virtude e companheira do nosso caminho".

Dentro do marco das pesquisas que numerosos especialistas de todo o mundo estão fazendo sobre a Virgem Maria e que compartilham periodicamente cada quatro anos, sob a guia do Pontifício Conselho para a Cultura, os membros da PAMI, reuniram-se na semana passada para aprofundar sobre a figura de Maria a partir dos ensinamentos do Concílio Vaticano II, com motivo do seu 50° aniversário.

"A Mariologia do Concílio Vaticano II", foi o tema eleito para o 23º simpósio internacional sobre Mariologia que se realizou do dia 4 ao 9 de setembro na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma.

O Presidente da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, e presidente do congresso, por vontade do Santo Padre, foi o encarregado de dar início ao evento com a celebração das vésperas na Basílica Santa Maria a Maior, o primeiro templo da história dedicado à mãe de Deus.

No dia 8 de setembro, com motivo da festa da Natividade da Virgem Maria, os 350 participantes visitaram em Castel Gandolfo ao Santo Padre onde lhes recordou que os cristãos devem olhar a Maria com confiança e tirar dela o entusiasmo e a alegria, "para viver com um compromisso cada vez maior e com coerência nossa vocação de filhos de Deus, irmãos em Cristo, membros vivos do seu Corpo que é a Igreja".

Finalmente, no dia 9 de setembro, o Presidente do Pontifício Conselho da Cultura, encerrou o encontro mediante a celebração da Santa Missa na Basílica de Santo Antônio da capital.

O Pe. Battaglia, expressou que este congresso é uma ocasião para "delimitar os pontos sobre Mariologia, para discutir sobre temas de grande atualidade e dar um impulso ao progresso dos estudos mariológicos", e também para "intensificar e guiar a autentica devoção e piedade Mariana".

Além disso, o religioso, que pertence à Ordem dos Frades Menores e trabalha como especialista em Cristologia na Pontifícia Universidade Antonianum, explicou que a figura de Maria é fundamental porque segundo a constituição dogmática Lumen Gentium do Concílio Vaticano II, em relação com a Santíssima Trindade "é filha predileta do Pai Santo, do Filho de Deus, Jesus Cristo, sua discípula fiel e sua companheira generosa consagrada pelo Espírito Santo".

Para o Pe. Battaglia, a Encarnação é um dos Mistérios mais importantes referentes à Virgem, porque a partir da sua maternidade divina, fez-se a mãe e companheira de Deus e da história da salvação.

Assim impôs o Concílio na Lumen Gentium, "recordada dentro da história da Salvação, Ela é reconhecida como aquela humilde Serva do Senhor toda Santa para ser a mãe do Messias e Filho de Deus Jesus Cristo. Esse é seu papel fundamental, sua maternidade divina", adicionou.

Por outro lado, conforme informou ao grupo ACI, o Padre José Antonio Riestra, que vive em Roma há 42 anos como Professor de Teologia Dogmática na Pontifica Universidade da Santa Cruz e membro da PAMI, os temas fundamentais deste ano se centraram no desenvolvimento da Mariologia magisterial nos últimos 50 anos a partir do Concílio, e na relação da Mariologia com outros aspectos, como são a antropologia, a Cristologia, e o ecumenismo.

Uma das participantes, Irmã Francesca, religiosa da Congregação das Irmãs Franciscanas Angelinas, explicou ao grupo ACI, que para ela, este congresso foi uma ocasião maravilhosa para aprofundar sobre a figura de Maria, já que a Virgem, é seu ponto de referência e um modelo para caminhar para o Senhor Jesus.

"Ela é o espelho real do que é realmente o amor, do que significa realmente acolher o próximo e o que significa realmente abrir-se ao amor de Deus, portanto, quando falta olhar a alguém importante para caminhar, a Virgem Maria realmente me serve de exemplo e de apoio", concluiu.