O Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco, presidirá uma solene Missa pelas vítimas do 11-M que se celebrará esta sexta-feira às 20:00 horas, hora local, na catedral de La Almudena. Assistirão aos funerais os Reis da Espanha, altas autoridades do Governo e dos diversos poderes do Estado, assim como representantes de formações políticas e diferentes setores da sociedade espanhola.

A Missa será concelebrada pelo núncio da Santa Sé na Espanha, Dom. Manuel Monteiro, e pelo novo presidente da Conferência Episcopal, Dom. Ricardo Blázquez, além de uma vintena de arcebispos e bispos, e numerosos sacerdotes.

Assistirão à celebração eucarística a Família Real em pleno, além de autoridades civis como o presidente do Governo, José Luis Rodríguez Zapatero, e sua esposa, Sonsoles Espinosa, o presidente do Congresso, Manuel Marín; o presidente do Conselho Geral do Poder Judicial, Francisco José Hernando; a presidente do Tribunal Constitucional, María Emilia Casas; o presidente do Conselho de Estado, Francisco Rubio Llorente; e o presidente da Audiência Nacional, Carlos Dívar.

Segundo o Arcebispado de Madri, a Missa solene “será uma ocasião especialmente oportuna para acompanhar com a oração e a lembrança aos mais diretamente afetados, e para pedir a ajuda de Deus, a fim de que reine sua paz em nosso mundo, em nossas famílias e em nossos corações”.

Por sua parte, o Cardeal Rouco convidou em sua última carta pastoral aos madrilenos a renovar a oração pelas vítimas e por seus familiares “para que não careçam dessa fortaleza interior que permite viver as situações mais dolorosas da vida”.

Por outro lado, os membros da Associação 11 M Afetados pelo Terrorismo, que preside Pilar Manjón, decidiram não assistir a nenhum dos atos programados para honrar às vítimas no primeiro aniversário de sua morte.

Sinos pelas vítimas

Diversas concentrações, oferendas e comemorações vêm marcando em 11 de março em lembrança das 192 pessoas falecidas há um ano nos atentados contra trens de Cercanías em Madri.

Às 7:37 horas, soaram os sinos das mais de 650 Igrejas da Comunidade de Madri enquanto que sua presidente, Esperanza Aguerre, depositava uma coroa de louro na fachada do Governo Regional na central Porta do Sol.

Às 7:39 horas (Atocha), 7:41 horas (Santa Eugenia) e 7:43 horas (El Pozo), um grupo de 55 vereadores, encabeçados pelo prefeito de Madri, Alberto Ruiz Gallardón, repartiram-se por tais estações e fizeram cinco minutos de silêncio.

Ao meio dia se inaugurou o “Bosque dos Ausentes” no Parque do Retiro, com a presença dos Reis da Espanha. Ao mesmo tempo fizeram cinco minutos de silêncio em todas as prefeituras espanholas e nos centros de trabalho da Comunidade de Madri. À mesma hora e pelo mesmo espaço de tempo, RENFE suspendeu sua atividade.

Por sua parte, na mesquita localizada na rodovia M-30 também se fez um minuto de silêncio ao meio dia, e às 12:45 se celebrou um ato de oração especial pelas vítimas do atentado.