O Padre Benedict Groeschel, fundador dos Frades Franciscanos da Renovação, pediu perdão pelos comentários "fora de lugar" que expressou faz uns dias sobre os abusos sexuais cometidos por sacerdotes, nos quais pareceu culpar às vítimas e tirar a culpa dos culpados; admitiu que sua mente e forma de expressar-se já "não são tão claras como eram antes".

No dia 27 de agosto o jornal National Catholic Register (NCR) publicou uma entrevista com o sacerdote, conhecido por ter participado na rede EWTN, que disse: "Imaginem que há um homem com uma crise nervosa e um jovem vem a ele. Em muitos casos, este jovem de 14, 16 ou 18 (anos) é o sedutor".

Em uma desculpa pública também difundida pelo NCR, o sacerdote lamentou estas declarações e explicou que "minha mente e minha forma de expressar-me já não são tão claras como eram antes".

"Não foi minha intenção culpar à vítima. Um sacerdote (ou qualquer outro) que abusa de um menor sempre está errado e sempre é o responsável", adicionou enfaticamente.

"Passei minha vida buscando ajudar os outros da melhor maneira possível. Me arrependo profundamente do dano que possa ter causado", assinala o texto das desculpas.

Ao mesmo tempo, os frades da sua comunidade assinalaram que ele "nunca tentou desculpar o abuso ou implicar às vítimas" e comentaram que "sua saúde está decaindo". Explicaram que o sacerdote já não pode valer-se por si mesmo desde o acidente automobilístico do ano 2004 no qual ficou em coma por um mês.

"Embora estes fatores não desculpam seus comentários, ajudam a entender como um homem tão compassivo pôde haver dito algo tão errado, tão insensível, e tão fora de lugar", explicaram.

Os frades ofereceram suas orações por aqueles que possam ter se sentido ofendidos pelos comentários do sacerdote, especialmente as vítimas de abusos sexuais.

Depois do escândalo suscitado pelas declarações do sacerdote, o NCR retirou a entrevista da sua página web. A respeito deste fato, a editora Jeanette de Melo se desculpou pela publicação "sem comentá-la ou rebatê-la. Dada a proeminente historia do Padre Benedict de tantos anos, publicamos a notícia sem a usual supervisão". "O abuso sexual de menores nunca é desculpável", concluiu.

Nenhuma associação católica apoiou as declarações do sacerdote.