O Cardeal Paul Poupard, Presidente do Pontifício Conselho da Cultura, apresentou nesta sexta-feira a segunda fase do projeto STOQ “Science, Theology and the Ontological Quest” (Ciência, Teologia e Investigação Ontológica); um dos programas mais importantes de investigação atualmente existentes no mundo sobre a relação entre ciência, filosofia e teologia.

O Cardeal explicou que o projeto “consiste em uma série de iniciativas que se desenvolvem em três níveis diversos: o primeiro e fundamental é o do ensino, cujo objetivo é formar pessoas especializadas no campo do diálogo entre ciência e fé, com programas de estudo em cada universidade com o fim de conseguir um título (licenciatura ou mestrado), e a possibilidade de intercambiar matérias acadêmicas entre as diversas universidades que participam do projeto”.

O Presidente do Conselho afirmou que “o projeto também prevê a definição de programas conjuntos com outras universidades estatais e privadas, com a possibilidade de obter um duplo reconhecimento; bolsas de estudo para realizar tese de doutorado; a organização de um Congresso Internacional no próximo mês de novembro sobre ‘O Infinito na Ciência, na Filosofia e a Teologia’, onde participarão físicos, matemáticos, filósofos e teólogos de todo o mundo”.

O fim do projeto, destacou o Cardeal, é “contribuir ao diálogo entre campos de investigação e de estudo que na época moderna foram se separando pouco a pouco. Para isso é necessário criar pontes estáveis e intercâmbios frutíferos entre ciência, filosofia e teologia, mediante o diálogo entre os peritos nestas matérias”.