Na manhã de ontem o Papa Bento XVI celebrou a Santa Missa junto ao "Ratzinger Schülerkreis", o círculo de estudantes do Santo Padre, que este ano o visitam do dia 30 de agosto ao 3 de setembro, para aprofundar na problemática do diálogo e da união entre os cristãos.

Os Ratzinger Schülerkreis, grupo dirigido pelo Pe. Stephan Otto Horn, Professor de Teologia Fundamental da Universidade de Passau (Alemanha), está composto por um grupo de docentes e teólogos ex-alunos do Santo Padre, criado durante a época em que foi professor na Universidade de Ratisbona (Alemanha).

A tradicional visita do Circulo de Estudantes Ratzinger, tem o objetivo de cada ano aprofundar em alguma das problemáticas candentes na vida da Igreja, e para esta edição, os participantes decidiram dedicar o encontro ao ecumenismo, sob o título "Resultados e perguntas ecumênicas no dialogo com o luteranismo e o anglicanismo".

As reuniões e seminários se desenvolvem a portas fechadas no Centro Mariapoli Internacional do Castelo Gandolfo junto ao Papa, durante as quais os estudantes estão utilizando o livro "Recolher os frutos", escrito em outubro de 2009 pelo Presidente emérito do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper.

Em anos anteriores, os antigos alunos analisaram outras temáticas como a relação da Igreja com o Islã, a história da criação e a evolução, a relação entre os Evangelhos, Jesus e o significado da Paixão, a vida missionária em sua perspectiva ecumênica, a hermenêutica do Concílio Vaticano II, e a Nova Evangelização, que foi a temática do ano passado.