O Escritório de Imprensa da Santa Sé divulgou neste sábado, 11, a carta com a qual o Papa Bento XVI nomeia ao decano do Colégio Cardenalicio, Cardeal Angelo Sodano, como legado pontifício para a dedicação da Catedral de Karaganda (Cazaquistão), programada para o dia 9 de setembro.

A missiva está assinada com data de 27 de julho, e sua publicação vai acompanhada pelos nomes dos membros da comissão pontifícia que irão junto ao cardeal, o Bispo de Celerina, e Bispo Auxiliar da Astana (Cazaquistão), Dom Athanasius Schneider; Dom Konrad Krajewski, e o professor Giovanni Rocchi.

Segundo o censo de 2009, 70 por cento da população no Cazaquistão é muçulmana, e 26 por cento cristã, em sua maioria ortodoxa.

O Santo Padre nomeou também o Arcebispo emérito de Westminster (Reino Unido), Cardeal Cormac Murphy Ou'Connor, como seu enviado especial à celebração do 150º aniversário da Arquidiocese de Dhaka (Bangladesh) e do 400º aniversário do centenário da evangelização do território bengali, nos dias 9 e 10 de novembro deste ano.