Quarenta membros da Conferência Episcopal Colombiana (CEC), realizarão do 01 ao 11 de setembro a visita ad limina à Santa Sé na qual pedirão ao Papa Bento XVI orações pela paz no país sul-americano, cujo Governo estaria a ponto de realizar um novo processo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

O jornal El Tempo informou que o Bispo de Cali, Dom Darío de Jesús Monsalve, expressou sua alegria pelo anúncio das aproximações entre o Governo de Juan Manuel Santos e as FARC. Nesse sentido, disse que "os bispos que vamos viajar a Roma pediremos ao Santo Padre o apoio da Igreja na pessoa de Bento XVI, queremos essa iluminação e contribuição do Santo Padre".

"Comprometemo-nos a fundo para que esta não seja uma nova frustração, mais uma frustração na Colômbia, que este processo seja definitivo e pediremos o apoio da Igreja universal", acrescentou.

O Bispo de Cali disse que também solicitarão ao Santo Padre orientações "para enfrentar o fenômeno da violência que é muito maior que o conflito armado".

O Secretário da CEC, Dom José Daniel Falla Robles, coincidiu com estas declarações ao assinalar que na visita ad limina "sairá à luz a situação pela busca da paz, que é um aspecto que dói e preocupa a nossa igreja. Nós os bispos buscaremos uma luz por parte do Santo Padre, que nos oriente frente a esta problemática na qual toda a Igreja da Colômbia está comprometida".