Um novo atentado contra a minoria cristã na Síria deixou um saldo de doze mortos e mais de 50 feridos. Um automóvel-bomba explodiu na terça-feira, 28, durante o cortejo fúnebre de outros dois cristãos, vítimas de um ataque ocorrido no dia anterior.

A agência vaticana Fides informou que o fato ocorreu em Jaramana, um subúrbio de Damasco onde vivem 600.000 pessoas, em sua maioria pertencentes às minorias religiosas entre os quais se encontram 250.000 cristãos.

“Trata-se de atos terroristas: não sabemos quem está atrás disto, certamente se trata de grupos que querem destruir a Síria. Grupos armados de yihadistas começaram a semear o terror”, assinalou à Fides um líder católico que pediu permanecer no anonimato.

A fonte da agência Fides assinalou que a propaganda que chega desde o Ocidente e que afirma que os cristãos são simpatizantes do regime do Bashar al Assad, termina afetando esta minoria religiosa.

“O ponto é que, mesmo no Ocidente, os cristãos são retratados freqüentemente como amigos do regime ou colaboradores da repressão, mas não é assim. Os cristãos estão com o povo sírio e só querem a paz. Mas esta propaganda dá aos grupos terroristas infiltrados entre os rebeldes, um pretexto para nos atacar”, advertiu.

Assim como em Jaramana, os cristãos do bairro da Zamalka também sofrem perseguição de grupos armados yihadistas. Neste subúrbio uma família de cristãos armênios foi encontrada assassinada, e todos os membros da família brutalmente decapitados.