O editor da revista Convivência, Dagoberto Valdés, disse que Cuba e a Igreja precisam de mais leigos comprometidos como o fundador do Movimento Cristão de Libertação (MCL) Oswaldo Paya, que capturou sua fé católica na vida pública da ilha, através de iniciativas de paz e de reconciliação como o Projeto Varela.

"Para a Igreja, Oswaldo é um paradigma da vocação e da missão dos cristãos leigos", disse Valdes na 28 ª edição da revista Coexistência, onde uma análise do legado do fundador do MCL, faleceu em 22 de julho junto ao ativista Harold Cepero em circunstâncias não esclarecidas.

"Ele não deixou a Igreja, apesar de todo mal entendido. Não a utilizou para fins políticos, ainda que  exigiu o mesmo que ela ensinou: Coerência e fidelidade ao Evangelho de Cristo. A Igreja precisa colocar leigos comprometidos  no mundo da política, da sociedade civil, da cultura, da economia, "disse o líder católico.

Valdes lembrou que ele conheceu Paya na Paróquia do Cerro "nos duros anos 70", quando se  discriminava aquele  que ia à igreja e  obrigava  a "dar testemunho nas planilhas das nossas escolas se éramos crentes ou não" e, em seguida, ser tratados como cidadãos de segunda classe.

"Para todos de Cuba, Paya é também um cidadão que optou livremente por permanecer em seu país, apesar das constantes ameaças e perigos (...), ele aprendeu com seu Mestre Jesus que a verdadeira religião é a encarnação, cruz e ressurreição", acrescentou.
A este respeito, disse que o MCL "era uma expressão desse compromisso ativo e sistemático" e o Projeto Varela “outro exemplo de sua fé em ação, sendo o exercício mais importante cívica na metade do século passado, que foi capaz de transcender os limites do MCL para ser e existir com “Todos Unidos”.

Depois de uma vida a favor dos direitos humanos em Cuba, disse Paya morreu "tragicamente perto da cidade de Bayamo, como buscando as raízes de nosso cubano para despedir-se da terra que ele tanto amou e pelo qual tanto lutou pacificamente" .

No entanto, disse Valdes, os primeiros frutos da morte de Payá já perceberam no dia do funeral. Ele disse que um dos principais foi o "testemunho de força espiritual, serenidade e fidelidade à obra de Oswaldo" mostrado pela família, sabendo que deu a vida por uma causa justa e morreu cumprindo um dever cívico e cristão.

Em seguida, destacou  a unidade mostrada pela Igreja, fiéis e pastores "unidos pela fé em Cristo e de amor à Cuba, apesar das diferenças normais, e até mesmo desejável, no pluralismo saudável do Povo de Deus. Tem sido a fruto de uma Igreja unida na diversidade, encarnado, profético, e do diálogo de reconciliação, começando com ela mesma. "
Por fim, ele salientou civilidade "maduro e tecelão de convivência " mostrado pela sociedade e pelo reconhecimento de que os diplomatas acreditados na ilha estão dando a sociedade cubana como um corpo plural que amadurece  em seu compromisso com a democracia pacífica.

"No funeral de Oswaldo Paya notei que o pluralismo e o respeito pela diversidade na unidade vêm gradualmente, primeiro para a vida da sociedade civil e, de certa forma, para a vida da Igreja, as pessoas Deus. que Deus também atinge o Estado para promove- lo , para  que Cuba  seja um lar  onde "todos se encaixem", disse ele.