No sábado, um grupo de "proteção animal" invadiu a igreja Virgen Milagrosa bairro central de Miraflores, na capital, durante a celebração de uma missa por insultos de todos os tamanhos contra o sacerdote celebrante.

O grupo de 30 pessoas se instalou  fora da igreja localizada no popular Parque Kennedy, em resposta a uma convocação organizada por redes sociais para protestar porque o padre se recusou a permitir o resgate de um gato supostamente preso por dia no telhado da casa paroquial ao lado da igreja.

À noite, os manifestantes entraram no templo para impedir a celebração da Santa Missa com os insultos padre Alejandro Berrade e slogans contra a Igreja Católica.

O sacerdote é conhecido por ter sido padre da Catedral de Pisco, em Ica  quando atingiu esta área o violento terremoto em 2007, onde ele assisitiu de muitas maneiras os locais, que sofreram a perda de 500 vidas humanas e extensos danos materiais.

Antes dos ataques, no sábado, o padre Berrade interrompeu a Eucaristia e saiu do templo. Membros Serenazgo de Miraflores (segurança municipal) e da polícia nacional teve que ficar   na entrada da igreja para evitar novas agressões.

Os insultos continuaram durante o resto da noite e mesmo durante domingo. Alguns manifestantes não pararam de bater na porta da reitoria até tarde da noite com o objetivo de não deixar descansar o sacerdote.

"Esses são as padres que estão aqui, assassinos! Vão para o inferno se eles vêm para a igreja!" Estamos aqui para salvar a vida e para obter esse criminoso! ", Gritou um dos manifestantes.
Consultado por ACI Prensa, o sacristão da igreja no sábado, disse que "uma senhora gritou coisas não imprimíveis e de calibre muito pesado dentro do templo. Também outro deles entrou na sacristia e gritou ao Pai por ter" matado "o gato" .

No domingo, o sacristão veio para o telhado da igreja ante os manifestantes e verificou que não havia gato algum . O gato abandonou o lugar.

Uma paroquiana declarou a ACI Prensa disse que os mais de 100 gatos em Kennedy Park tornaram-se "uma latrina pública gerando um cheiro muito desagradável e um verdadeiro problema de saúde."

A presença de gatos enfrenta grupos de bairro vizinhos que exigiram uma ação para expulsar os animais.

"No verão, suga mais do que o necessário e as pessoas que pagam seu dinheiro para recepções de casamentos têm que suportar o mau cheiro que é maior nesses meses por causa do calor", disse ela, apontando para as pequenas casas que o município tem colocado ao lado da igreja, onde os gatos dormem e comem. O templo está localizado no lado da Câmara Municipal de Miraflores.

No final da missa de domingo às 8:00 pm, o Padre Berrade disse: "vocês já devem saber que há vários  dias o que dizem os defensores dos animais, a premissa me caluniaram  " de que algo é que é calúnia ", acusando-me de matar um gato. nunca em minha vida eu matei um gato ".

"Se falaram falsidades contra Cristo, também é de se esperar que caluniem os seus discípulos", acrescentou.

O sacerdote vicentino concluiu: "Não tenho mais nada a dizer sobre este assunto."