O Presidente da Conferência Episcopal Paraguaia (CEP) e Bispo de Caacupé, Dom. Claudio Giménez Medina, entregou ao Congresso e a Corte Suprema um documento onde se expressa a posição dos bispos de defender o direito à vida do não nascido.

O texto foi entregue ao titular do Parlamento, Miguel Carrizosa, que concordou com o Prelado ao afirmar sua oposição de despenalizar o aborto.

“Fica estabelecido como primeira medida o respeito à vida desde sua concepção e o total rechaço a despenalização do aborto, porque se não se castiga o fato, qualquer pessoa poderá matar a outra”, assinala o documento.

O Presidente da CEP explicou que as autoridades devem levar em conta as leis do país, começando pela Constituição Nacional, que em seu quarto artigo assinala que “o direito à vida é inerente à pessoa humana. Garante-se seu amparo, em geral, desde a concepção”.

Posteriormente, o Prelado se dirigiu à Suprema Corte, cujas autoridades também se comprometeram a defender a vida, tal como  exige a legislação paraguaia.

César Garay, membro da Corte, informou que  se conversou profundamente sobre o sistema legal vigente e sua “formidável defesa da vida desde o momento da concepção do ser humano”.