A Igreja na Irlanda se prepara para a entrada do Ano da Fé com uma conferência pastoral a nível nacional, dedicada à "Comunhão e responsabilidade mútua na Igreja".

Conforme informou a Rádio Vaticano, o encontro será celebrado do dia 13 ao 15 de setembro na localidade do Athlone, ao norte da Irlanda, e é organizado pelo Conselho Episcopal criado para a Renovação Pastoral e para o Desenvolvimento da Fé Adulta na Irlanda, sob a guia do Bispo de Ossori, Dom Séamus Freeman. Além disso, na preparação também participou o Conselho Episcopal de Justiça e Paz que é dirigido pelo Bispo Auxiliar de Dublín, Dom Ray Field.

Conforme informaram os organizadores do evento, os objetivos do encontro são "promover o trabalho de renovação e de reforma da Igreja Católica na Irlanda, relançar a capacidade de trabalho dos participantes para a renovação, a reforma em seus ambientes pessoais, e celebrar o 50° aniversário da abertura do Concílio Vaticano II, em vistas ao iminente Ano da Fé".

Entre as diversas personalidades que darão as conferências, se destaca Richard Gaillardetz, um leigo, pai de família de quatro filhos e docente em Teologia católica sistemática do Boston College.

Além disso, uma mulher, a religiosa Irmã Colette Stevenson, terapeuta do matrimônio e da família, e especialista no campo da tutela de menores, também será uma das vozes que mais se esperam escutar.

Em sua carta aos Católicos da Irlanda de Março de 2010, o Papa Bento XVI pediu buscar o renascimento da Igreja no país, "na plenitude da verdade mesma de Deus, porque a verdade nos faz livres", e da Missão a nível nacional para todos os bispos, sacerdotes e religiosos, com a ajuda de bons pregadores.

"Quero exortar a todos vós, como povo de Deus na Irlanda, a refletir sobre as feridas infligidas ao corpo de Cristo, sobre os remédios necessários, às vezes dolorosos, para curá-las, e sobre a necessidade de unidade, caridade e ajuda mútua no longo processo de recuperação e renovação eclesial", concluía Bento XVI.