O Cardeal Timothy M. Dolan, de Nova York, presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA, foi convidado para oferecer a oração de encerramento da próxima Convenção Nacional do Partido Republicano em Tampa, no Estado da Flórida.

A notícia foi anunciada pelo presumível candidato presidencial republicano Mitt Romney em uma entrevista exclusiva com Raymond Arroyo, apresentador do programa”The World Over” do canal católico EWTN.

O Cardeal Dolan vai fazer de bênção de conclusão, a última noite da convenção do Partido Republicano, no dia 30 de agosto onde Mitt Romney aceitaria a nomeação presidencial de seu partido para concorrer contra o atual presidente Barack Obama nas eleições de 2012.

O cardeal não expressou apoio a nenhum dos candidatos na corrida presidencial de 2012.
No entanto, ele tem sido um crítico ferrenho de um mandato emitido pela administração Obama para exigir que os empregadores ofereçam planos de saúde que cobrem contracepção, esterilização e aborto, drogas abortivas, mesmo quando isso viola suas crenças religiosas.
Numerosas dioceses, organizações sem fins lucrativos e de propriedade católica processaram o governo, argumentando que o mandato viola a Primeira Emenda da Constituição, forçando-os a comprometer suas convicções religiosas.

Barack Obama também expressou seu apoio ao aborto e é o primeiro presidente dos EUA a defender abertamente uma redefinição do casamento para incluir os casais homossexuais.
O comunicado do dia 23 de agosto, o porta-voz da arquidiocese de Nova Iorque Joseph Zwilling, disse que "o protocolo habitual igreja" exige um pedido de oração do bispo local.
Após o contato com o bispo Robert Lynch da Diocese de São Petersburgo, na Flórida "que deu a sua permissão ao cardeal," o arcebispo Dolan aceitou o convite do Partido Republicano para dirigir a oração.

"Ficou claro para os organizadores de convenções, no entanto, que o cardeal estava vindo apenas para rezar e não para endossar, e que ele estaria disposto a aceitar uma oferta semelhante da parte do Partido Democrata." acrescentou Zwilling.

"Esse mesmo sentimento foi transportado para o Comitê Nacional Democrata."
Durante sua entrevista com Romney, Arroyo disse que o futuro candidato presidencial Romney "quebra notícias sobre o que podemos esperar na Convenção Nacional Republicana e reage a acusações do presidente Obama de que ele tenha escolhido Paul Ryan como seu companheiro de chapa para reduzir sua carga tributária pessoal."

"Ele também fala sobre o assunto quente da liberdade religiosa, o papel da oração em sua vida, e como ser um bispo da Igreja Mórmon  preparado para a presidência", concluiu Joseph Zwilling.