Dom George Marsi, tesoureiro geral do Patriarcado Sírio-Católico no Líbano, disse à Rádio Vaticano que os católicos neste país do Oriente Médio, estão esperançosos e anseiam a próxima viagem de Bento XVI ao país, em meados de setembro deste ano.

Dom Marsi disse que "esperamos muito a visita do Santo Padre, é um evento de esperança para toda a Igreja, especialmente para nós, católicos sírios, que somos uma pequena minoria, que vive seu próprio testemunho de sangue."

"Somos uma Igreja de mártires e, ao mesmo tempo, uma minoria que vive a confiança e esperança em Jesus Cristo", acrescentou.

Dom George Masri destacou a importância da visita de Bento XVI de promover o diálogo entre cristãos e muçulmanos, em uma região onde os cristãos são uma minoria:

"É muito importante a visita do Santo Padre para o Oriente Médio, especialmente para este pequeno país que é o Líbano. O Santo Padre nos dá confiança e nos encoraja a viver com nossos vizinhos muçulmanos para manter um diálogo de vida, porque o diálogo dogmático não é fácil, mas estamos convivendo com a população muçulmana ".

Ele também disse que "esperamos muito a visita do Santo Padre e estamos nos preparando- cristãos e muçulmanos -. Para este grande evento, ansiamos que o diálogo entre nós e nossos irmãos muçulmanos continue sendo um diálogo de verdadeira convivência".

Ante a situação delicada no Líbano, o tesoureiro geral do Patriarcado sírio-católico enfatizou que as tensões políticas não ensombreceram a visita do Papa: "Infelizmente, esses eventos são verificados, mas certamente não ofuscam a visita do Santo Padre, porque esta visita dá confiança para a grande maioria de todas as pessoas e todos os cristãos libaneses do Oriente Médio ".

"Esperamos que a primavera árabe seja verdadeiramente uma primavera. O diálogo genuíno que devemos promover com os nossos irmãos muçulmanos é o de poder ter uma igualdade entre todos os cidadãos, com base na cidadania e não na afiliação religiosa: todos nós somos filhos de Deus -. muçulmanos e cristãos ".

Em conclusão, o tesoureiro disse que "esperamos que o Ocidente possa ajudar esta região para o desenvolvimento de uma verdadeira democracia .A religião muçulmana prevê um regime teocrático, não democrático: Se queremos promover um diálogo real, deve ser fixado em valores critérios civis e religiosos. "