Um "domingo nacional pelo matrimônio " É a iniciativa promovida pela Conferência Episcopal da Escócia para o próximo dia 26 de agosto. Neste dia vai ser lido nas 500 paróquias do país uma carta pastoral dos bispos em defesa da união ao longo da vida de um homem e uma mulher.

Como apontado por nota da Rádio Vaticano, esta é a maneira em que os bispos católicos respondem a um projeto de lei anunciado pelo governo sobre a legalização até o ano de 2015, das uniões homossexuais.

"Os políticos devem apoiar o matrimônio, em vez de subvertê-lo. Isso é um único vínculo que dura toda a vida, entre um homem e uma mulher", diz o texto é assinado pelo cardeal Keith O'Brien, arcebispo de Edimburgo e Presidente da Conferência Episcopal da Escócia.

Portanto, a Igreja exprime a sua "profunda decepção que o governo decidiu redefinir o casamento e legalizar as uniões entre pessoas do mesmo sexo.

"Agradecendo então os fiéis para a ajuda dada no passado em verdadeiro casamento, a carta convida os católicos a "continuar rejeitando qualquer tentativa de redefinir a união conjugal."

A doutrina da Igreja sobre o matrimônio é clara. É apenas a união entre um homem e uma mulher. É errado que o governo, políticos ou parlamentares busquem alterar ou destruir esta realidade", precisa o texto.

Depois de anunciar a criação de uma Comissão Nacional para o Casamento e Família, conclui a carta, convidando os fiéis a orar para que o Estado proteja o matrimonio, enquanto os bispos reiteraram seu esforço para mostrar "o quanto é errado para a sociedade", as tentativas de redefinir esta união.

Como parte do Ano da Fé proclamado pelo Papa Bento XVI, os bispos escoceses querem enfatizar que é "essencial dar uma especial ênfase ao papel da família baseada no matrimonio", porque é "a Igreja doméstica, o primeiro lugar transmissão da fé ".