A bandeira oficial das Olimpíadas, que chegou no Rio de Janeiro na segunda-feira 13 de agosto e foi levada ao Santuário do Cristo Redentor na manhã do ultimo domingo, dia 19 de agosto. Acolhida pelo arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta e por voluntários da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a bandeira foi conduzida até o alto do Corcovado pelo prefeito, Eduardo Paes, e pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman.

Na ocasião Dom Orani destacou que a presença do símbolo das Olimpíadas no Cristo deve lembrar que os preparativos dos Jogos visam proporcionar um ambiente de paz e fraternidade entre os atletas que participarão do evento.

“Pedimos a intercessão do Cristo Redentor para que, não só durante as Olimpíadas, mas que a presença da bandeira olímpica leve-nos a buscar a paz, o entendimento e a fraternidade”, disse o arcebispo.

Após a cerimônia de recepção da bandeira, o reitor do Santuário, padre Omar Raposo, celebrou a Santa Missa para todos os voluntários presentes. Na homilia, padre Omar destacou que o cristão sabe da sua missão no mundo e sabe que deve buscar proporcionar a todos com os quais convive o equilíbrio, o amor e a paz.

“No Evangelho, a gente percebe a grandiosidade da missão de Nossa Senhora, que vem para ser levada pela sua visão e pelo seu acolhimento à proposta de Deus. E assim também é a vida daqueles que querem seguir Jesus Cristo. Tem que acordar às 5h e vir para o Cristo, enfrentar o frio. O serviço de Deus exige de nós o sacrifício, a boa vontade. Tudo a gente faz por amor à Deus e ao Nosso Redentor”, disse se referindo aos voluntários que participaram da acolhida da bandeira olímpica.

Padre Raymond, sacerdote alemão que concelebrou a Missa, contou que ficou encantado com os jovens brasileiros e que vai voltar ao Brasil com os jovens de seu país para a JMJ Rio2013.

“Espero que no próximo ano possa regressar com um grupo de jovens para participar da Jornada Mundial da Juventude aqui no Rio. Por isso, me alegro muito por concelebrar a Santa Missa aqui para a preparação deste encontro no próximo ano”, afirmou.