A associação espanhola Mensageiros de Paz anunciou que neste sábado, 12 de março, crianças e jovens iraquianos chegarão à Espanha para participar de um programa terapêutico  de férias.

O recebimento e encontro com a imprensa se realizará no Aeroporto de Barajas, onde se reunirão com os jovens o Padre Ángel García, Presidente e Fundador da Associação Mensageiros da Paz, assim como autoridades civis e religiosas espanholas e iraquianas e representantes de empresas e instituições colaboradoras no projeto.

Mensageiros da Paz organizou uma viagem à Espanha de duas semanas de duração para as crianças iraquianas com um completo programa de visita culturais, atividades de recreação e uma atuação terapêutica que se desenvolverá em Madri, Andaluzia e Castilha-Leão.

Segundo os organizadores, os objetivos da iniciativa são “melhorar sua saúde física e psicológica, assim como ajudar a esquecer, embora seja por alguns dias, os horrores da guerra e da terrível situação que a população iraquiana está vivendo”.

O grupo de crianças e jovens, de idades compreendidas entre os 8 e 23 anos, acompanhados de monitores e alguns familiares, chegará a Madri vindos de Bagdá.

Depois de seu recebimento no aeroporto de Barajas e a saudação aos meios de comunicação, começarão um amplo programa de atividades que incluirá uma visita especial ao Estádio Santiago Bernabeu, na amanhã do domingo, dia 13.

Depois, onze das crianças, deficientes físicas e psíquicas, irão a Leão onde no Centro Eqüestre el Caserio participarão de um programa residencial que incluirá um reconhecimento médico na Clínica Altollano de Leão com atividades de equitação terapêutica (hipoterapia), graças à colaboração da Fundação Carriegos.

Outras 10 crianças, não deficientes, viajarão a Alhaurín de la Torre (Málaga) onde ficarão no sítio Municipal El Portón. Lá estão programadas vérias atividades culturais e de recreação que incluem visitas a Granada e Córdoba bem como a parques temáticos e de natureza.