Na manhã do dia 18 de agosto, o Papa Bento XVI nomeou a Dom Giuseppe Lazzarotto, como novo Núncio em Israel e Delegado Apostólico em Jerusalém e na Palestina, que será o encarregado do trabalho de favorecer o diálogo inter-religioso e de paz.

Dom Lazzarotto, de 70 anos de idade e natural da Pádova (Itália), quem era até hoje Núncio Apostólico na Austrália, explicou a Rádio Vaticano que toma o cargo com grande gratidão e confiança no Santo Padre.

"Sou consciente de que se trata de um desafio importante. Mas é um desafio que aceito com alegria, porque acho que é importante continuar o trabalho que nestes últimos anos desenvolveram meus predecessores com grande compromisso, e generosidade", e "seguirei os passos do seu trabalho e continuarei oferecendo minha total contribuição para o diálogo e a paz", disse.

O Prelado assinalou também que põe todas suas esperanças em que "permaneça a consciência profunda de que só através do diálogo, do caminhar unidos, podem-se encontrar as soluções mais adequadas para ir ao encontro das aspirações de tantas pessoas e da grande maioria".

"Na Terra Santa há muitos homens de boa vontade que se esforçam cada dia, passo a passo, para que este caminho para a paz se abra finalmente a todos", e este "é meu grande desejo, minha aspiração e minha esperança".

Finalmente, Dom Lazzarotto, que também foi Núncio no Iraque e na Jordânia, exortou a todos os habitantes da Terra Santa a seguir uma mesma aspiração, para "viver juntos na concórdia e na fraternidade para que sejam testemunhos vivos do Senhor ressuscitado".