O presidente do Panamá, Ricardo Martinelli, assegurou que esse país contará com a maior imagem do mundo de Santa Maria a Antiga, e assinalou que essa imagem será "mais alta que a Estátua da Liberdade" de Nova Iorque (Estados Unidos).

Em um ato público no dia 14 de agosto, Martinelli assinalou que a imagem de Santa Maria a Antiga, Padroeira do Panamá, será erigida nas costas da capital do país, próximo ao mar.

A Imagem medirá 100 metros, 7 metros maior que o monumento americano.

A obra se realizará no marco da celebração, em 2013, dos 500 anos do descobrimento do "Mar do Sul", como denominaram originalmente os descobridores espanhóis ao Oceano Pacífico, e a criação da primeira diocese em terra americana.

"Será um ícone desta cidade no descobrimento dos 500 anos do Mar do Sul e da primeira igreja católica em terra firme", afirmou.

Embora não precisou a data em que se iniciarão as obras, o mandatário indicou que no financiamento da construção da imagem da Virgem Maria participarão tanto o Estado Panamenho como a empresa privada.

No dia 9 de setembro de 1513, o Papa Leão X criou a primeira diocese em terra firme americana, com sede na cidade da Santa Maria a Antiga do Darién, hoje desaparecida. Esta cidade foi fundada apenas três anos antes por Vasco Núñez de Balboa e Martín Fernández de Enciso, em um território que atualmente pertence à Colômbia.