Três cardeais e mais de 60 bispos provenientes da América, África, Ásia e da Europa peregrinaram esta semana até Sassello, Itália, onde nasceu a Beata Chiara Luce Badano, a jovem de 18 anos pertencente ao Movimento católico dos Focolares, que fez da sua longa agonia por um câncer ósseo, um testemunho de santidade.

Os pastores visitaram Sassello do dia 1 ao 9 de agosto como parte do encontro anual dos bispos e cardeais amigos do Movimento dos Focolares, fundado por Chiara Lubich.

O porta-voz dos Focolares, Ettore Coppola, explicou ao Grupo ACI, que o ápice do encontro foi na tarde do dia da Transfiguração do Senhor, com uma Missa presidida pelo Presidente Emérito do Pontifício Conselho para a Família, Cardeal Ennio Antonelli.

Durante a homilia, o Cardeal Antonelli recordou que a Chiara Badano "venceu a morte com fé e virtude heroicas", e com seu exemplo "se viu a alegria que vence à dor, a vida que vence à morte e a transfiguração".

Ao recordar as últimas palavras da Chiara Luce, "Seja feliz mãe porque eu o sou", o Cardeal Antonelli assinalou que "formular estas palavras ante o atroz sofrimento físico, ante a morte, não é coisa humana, mas sim um sinal da presença de Cristo".

Nem todos os santos tiveram "esta graça da alegria ante a morte que é pura loucura do ponto de vista humano".

Os assistentes visitaram a tumba da Chiara, beatificada no dia 25 de setembro de 2010 pelo Papa Bento XVI, e sua casa, onde se encontraram com os pais da devota, Maria Teresa e Ruggero Badano.

Na delegação se encontrava também o Prefeito para a Congregação dos Institutos de Vida Consagrada, Cardeal João Braz do Aviz, quem expressou que "os jovens de hoje em dia necessitam exemplos, e Chiara Luce Badano neste sentido, tem muito que dizer do sofrimento e da morte tão crucial na cultura contemporânea, não só juvenil".

Chiara Badano será uma das padroeiras da próxima Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro 2013.

Novo coordenador da comunhão entre a Santa Sé e os Focolares

Durante estes dias, a delegação visitou também a Gruta Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, no Forno de Coazze, Itália, e no dia 5 de agosto assistiram à nomeação do novo moderador da comunhão entre bispos amigos dos Focolares.

A presidente dos Focolares, Maria Voce nomeou ao Arcebispo de Bangkok (Tailândia), Dom Francis Xavier Kriengsak Kovithavanij, como novo coordenador substituindo assim ao Arcebispo Emérito de Praga (República Tcheca), Cardeal Miloslav Vl, que prestou seus serviços durante 18 anos.