O Papa Bento XVI recordou as vítimas dos desastres naturais ao redor do mundo e alentou os fiéis a trabalharem sempre pelo bem comum, oferecendo ajuda a quem mais a necessita.

Em sua mensagem dada a conhecer hoje pela ocasião do 25º aniversário do encontro interreligioso de oração pela paz no mundo de Kyoto (Japão), o Santo Padre assinalou que "o compromisso pela causa da paz por parte de líderes religiosos é de grande importância".

No texto enviado ao sacerdote supremo do templo budista de Monte Hiei, Bento XVI expressou sua alegria por saber que graças a seus esforços a cúpula que se realiza nessa localidade "converteu-se em um importante evento anual que contribui efetivamente ao diálogo entre as pessoas de distintos credos".

"Confio que o trabalho da cúpula e o simpósio que estudam a resposta dos líderes religiosos aos desastres naturais levará a uma maior solidariedade e mútua ajuda".

O Papa destacou logo que "de acordo à perspectiva cristã, o amor dado a quem sofre é um reflexo da divina caridade de Deus que tanto amou o mundo e que enviou o seu Filho único Jesus Cristo".

"Neste sentido, minha mente recorda o terremoto e o tsunami no nordeste do Japão no ano passado e as horríveis conseqüências para toda a nação. Foi alentador saber do papel efetivo dos líderes religiosos ao oferecer ajuda e ânimo, assim como conselho e consolo a todos os que sofrem".

Para o Santo Padre, "o trágico evento também mostra como as pessoas de distintos credos podem cooperar com os demais pelo bem da pessoa humana".