O Núncio Apostólico na Síria, Dom Mario Zenari, fez um chamado especial aos líderes religiosos desse país do Oriente Médio, para que de forma unânime solicitem o fim da violência na guerra interna que sangra o país.

O Núncio se referiu aos constantes pedidos do Papa Bento XVI, incluído o realizado ontem, no qual alentou a comunidade internacional a colaborar "para que se detenha toda violência e todo derramamento de sangue".

O Santo Padre disse também que acompanha com atenção o que acontece na Síria "com os tristes acontecimentos de mortos e feridos, também entre os civis, e um enorme número de deslocados e de refugiados nos países limítrofes", por isso solicitou também "que se garanta a necessária assistência humanitária e a ajuda solidária".

A respeito, assinala a Rádio Vaticano, o Núncio disse que "depois das sucessivos pedidos do Santo Padre, pedindo o fim da violência na Síria e por uma solução política do conflito, conhecendo por experiência as boas relações inter-religiosas que existem na Síria e o papel que a religião tem neste lugar queria dirigir um chamado a todos os responsáveis religiosos muçulmanos, cristãos e outros".

Dom Zenari os alentou a reunir-se "todos juntos e que com todo o peso da sua autoridade moral dirijam em nome de Deus uma advertência unânime e severa a todas as partes em conflito para que parem com a violência e a repressão que estão levando o país à destruição, a sofrimentos e à morte".

"Dirijam um chamado urgente para que tenham a valentia de empreender imediatamente e com toda sinceridade, com a assistência da comunidade internacional, o caminho para chegar a uma adequada solução política da crise", concluiu.

O chamado do Núncio se dá quando a França solicitou que se reúna o conselho de segurança da ONU para adotar medidas que "permitam deter os massacres" e iniciar "a transição" na Síria; enquanto que o governo sírio incorporou à força aérea para acabar com as forças opositoras da cidade do Aleppo com bombardeios.