O segundo dia do “Preparai o Caminho”, no Maracanãzinho, começou com muita animação. "Que todos nós sejamos bem-vindos no coração do Cristo Redentor." Após as boas-vindas de Dom Eduardo Pinheiro, bispo auxiliar de Campo Grande e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, foi iniciado o momento das laudes, destinado a santificar o tempo da manhã. A manhã concluiu com uma palestra do fundador da comunidade católica Shalom, Moysés Azevedo.

Com muitos gritos e aplausos, a réplica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil e patrona da JMJ Rio2013, foi acolhida pelo público do ginásio durante o Momento Mariano e guiada por 16 bailarinas, que dançavam ao seu redor. A imagem peregrina foi, então, entregue pelo cardeal Dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, ao arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, para que proteja e abençoe todos os envolvidos na preparação da Jornada. "Senhora Aparecida, o Brasil vos ama, o Brasil em vós confia. Senhora Aparecida, o Brasil vos aclama", rezaram os jovens.

Segundo o portal official da JMJ (www.rio2013.com) Santa Missa foi presidida por Dom Damasceno, que destacou a importância de não só chamar os jovens da cidade, mas também acolher aqueles que virão de todos os países. "A continuação da comunicação de fé é o que está para acontecer na cidade do Rio de Janeiro. Queridos irmãos e irmãs, os dois movimentos de ir aos jovens e acolher os jovens estão inseridos na Jornada Mundial da Juventude, de cuja realização estamos há um ano. É a nossa hora, portanto, de nos concentrarmos no testemunho da vida cristã em todas as atividades de preparação para a Jornada", frisou.

A primeira pregação do dia abordou o tema "Ide. O Senhor nos enviou" e foi apresentada pelo padre Roger Luis, da Canção Nova. "Para mim é uma alegria estar aqui para partilhar a palavra. Nós estamos sendo chamados hoje para o discipulado, o Senhor está dizendo 'vinde a mim' e nós viemos. Deus escolheu a cada um de nós para que o levemos aos irmãos que ainda não O conhecem e, especialmente, neste tempo de Jornada Mundial da Juventude. Se o jovem for Igreja, incendiaremos o mundo inteiro", falou o padre Roger Luis.

Seguiu-se, então, a apresentação do grupo mineiro Guararás, com a coreografia “Brasil: Terra de Santa Cruz”, mostrando danças e expressões típicas de alguns estados do país.

E, encerrando a programação da manhã desse segundo dia do "Preparai o caminho", o público ouviu a pregação de Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom, que falou sobre o papel de destaque da fé católica no Brasil. "A Jornada Mundial da Juventude é um dom muito maior. Ela transforma o nosso coração e, assim, poderemos ser instrumentos de transformação no mundo. A nossa nação é uma nação fundamentada em Cristo, nasceu na Eucaristia. É o nosso momento histórico de testemunharmos o Cristo no coração do Brasil e do mundo", afirmou.