Como uma iniciativa da parte do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, procurando sustentar uma permanente reflexão sobre as distintas realidades da zona, criou-se recentemente o Observatório de Nova Evangelização para a América Latina.

Em um comunicado remetido ao grupo ACI pela Comissão de Comunicação Social da Conferência Episcopal Peruana, informou-se do lançamento, neste 24 de julho, do site deste observatório, desenvolvido com o apoio do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) e da Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL).

O Observatório de Nova Evangelização se descreve como "uma plataforma de informação, de investigação e de estudo das diversas experiências e processos de nova evangelização já existentes ao longo da América Latina e do Caribe, como também das comunidades hispanas que se encontram, de maneira especial nos Estados Unidos e Canadá".

Este esforço servirá para acompanhar estas comunidades católicas em seu trabalho, assim como para facilitar o intercâmbio de experiências.

Além disso, o Observatório procura ajudar a aprofundar no conhecimento dos grandes desafios que se apresentam à Igreja para o cumprimento de sua missão evangelizadora e também indagar as causas que levam muitos fiéis a abandonarem a Igreja e a saciarem sua sede de Deus em outras experiências religiosas.

O Observatório está sob o cuidado e responsabilidade do presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, o secretário desse dicasterio, Dom Octavio Ruiz Arenas e o subsecretário, Dom Graham Bell.

O site que contará com versões em inglês, português e francês pode ser visto em: http://www.observatorionuevaevangelizacion.org/