Ofelia Acevedo, viúva de Oswaldo Payá e nova líder do Movimento Cristão Liberação (MCL), afirmou que continuarão sua luta pacífica pelos direitos fundamentais e pela liberdade de Cuba, em suas palavras, a terra "que Deus nos deu como pátria".

"O movimento continuará seu trabalho. Trabalhamos e lutamos com amor por Cuba", afirmou em declarações recolhidas pelo boletim Martí Notícias durante a Missa celebrada ontem, 24, pelo Cardeal Jaime Ortega na paróquia El Salvador del Mundo, no bairro de Colina ( na capital Havana).

Na missa de exéquias, o Cardeal Ortega recordou seu falecido amigo. O Arcebispo de Havana falou aos presentes sobre sua amizade com o líder do Movimento Cristão Liberação (MCL), Oswaldo Payá, e afirmou que se tratava de um "bom cristão" que sempre procurou que seu catolicismo inspirasse sua opção política.

"Oswaldo tinha uma clara vocação política e isto, como bom cristão, não o afastou da fé nem de sua prática religiosa. Ao contrário, sempre procurava em sua fé cristã inspiração para sua opção política", afirmou o Cardeal.

Acevedo, que acompanhou o seu marido desde os inícios do MCL, chamou os cubanos que estão dentro e fora da ilha a serem "protagonistas para a liberdade e a paz na terra que Deus nos deu como pátria".

"Inspira-nos e nos cheia de esperança e confiança o amor sem limites a de Oswaldo Payá e Harold Cepero (o outro ativista morto no domingo). Um amor que os levou a entregar sua vida pela liberdade de Cuba", afirmou.

Nova líder

Depois do falecimento de Oswaldo Payá, Ofelia Acevedo assumiu a liderança do MCL. Em declarações ao grupo ACI, Regis Iglesias, ex-prisioneiro de consciência e porta-voz do grupo na Espanha, disse que "Ofelia assume a liderança do movimento", que "vai seguir a mesma linha de trabalho" pacífico para obter que se respeitem os direitos humanos dos cubanos.

"Temos ativistas em toda a ilha. Temos um conselho coordenador e nestes momentos nossa líder é a mesma pessoa que esteve junto a Oswaldo em 1988 fundando o MCL e não é outra que sua esposa Ofelia Acevedo", afirmou.