Faltando exatamente 365 dias para o início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013, o setor de Pré-Jornada do Comitê Organizador Local (COL) promoveu o Bote Fé na Vida – corrida e caminhada-, em diversas dioceses brasileiras na manhã do último domingo, 22 de julho. Só no Rio de Janeiro, cidade-sede do evento em 2013, cerca de sete mil pessoas participaram da corrida na praia de Copacabana, onde também serão realizados alguns dos atos centrais do encontro mundial dos jovens com o Papa.

Com um percurso de 3km, a corrida e caminhada começaram com a bênção do arcebispo do Rio e presidente do COL, Dom Orani Tempesta. "Estou achando muito bonito a adesão de tantas pessoas neste momento. Que todos possam voltar para suas paróquias e continuar os trabalhos de preparação da Jornada", enfatizou o prelado.
De acordo com o responsável pelo Setor de Pré-Jornada, padre Jefferson Araújo, a corrida foi uma forma de divulgar o evento para as pessoas que não participam da Igreja. “Pensamos em ambientalizar a sociedade à realidade da Jornada, que não se prende a um evento dentro de Igreja, mas que mexe com a cidade inteira, com o país e com o mundo inteiro. São peregrinos de todos os lugares que vêm para o Rio”, ressaltou.

Ao todo 120 Dioceses realizaram o Bote Fé na Vida. Na Arquidiocese de Brasília, o início de chuva não tirou a animação dos quase 1.200 participantes que deram a volta pela Esplanada dos Ministérios em um percurso de 4km.

Na diocese de Duque de Caxias, subsede da JMJ, cerca de mil pessoas participaram da corrida. O voluntário Filipe Peclat, de 22 anos, contou que entre os participantes estava uma senhora de 91 anos. “Eu achei essa iniciativa incrível! Dava pra ver estampada no rosto das pessoas a felicidade de estar participando daquele momento mostrando como o jovem pode ser protagonista da sua história! Acho que, com esse evento, conseguimos reunir todos os tipos de juventude!”, disse.

Nas arquidioceses de Olinda e Recife, o vencedor de cada prova ganhou uma passagem de ida e volta para participar da JMJ no Rio de Janeiro em 2013. Já os segundos e terceiros lugares ganharam uma bicicleta cada. Após a premiação, foram realizados vários shows.

A Diocese de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, a corrida teve um percurso mais extenso, de 6,1 km (entre os municípios de Tracunhaém e Nazaré da Mata). Mas os participantes tiveram uma boa motivação. A premiação também foi um pacote de viagem para a JMJ Rio2013.

Nas Dioceses de Palmares (PE) e de Natal (RN), além da corrida, o Bote Fé na Vida teve uma programação ampla com shows, missa e apresentações culturais.