O Vaticano assinalou hoje que ainda espera a resposta oficial da Fraternidade Sacerdotal São Pio X (lefebvristas) para continuar o diálogo com essa instituição visando o seu possível ingresso à comunhão plena da Igreja Católica.

Em um comunicado divulgado neste 19 de julho, o Vaticano se refere à declaração que a organização publicou após a conclusão de seu capítulo geral celebrado recentemente no qual se tratou o tema da "possível normalização canônica das relações entre a Fraternidade e a Santa Sé".

Sobre este texto da FSSPX, o Vaticano pontua: "Embora tendo sido divulgada, tal Declaração permanece, em princípio, um documento interno, para estudo e discussão entre os membros da Fraternidade.".

A declaração dos lefebvristas, com data de 14 de julho, assinala que "definimos e aprovamos as condições necessárias para uma eventual normalização canônica".

O texto indica ademais que "sobre todas as inovações do Concílio Vaticano II que permanecem manchadas de enganos e sobre as reformas que dele saíram, a Fraternidade só pode continuar aderindo-se às afirmações e ensinamentos do Magistério constante da Igreja".

A declaração assinala logo que o diálogo com o Vaticano tem como finalidade "o retorno das autoridades eclesiásticas à Tradição".

Por sua parte, o comunicado do Vaticano conclui indicando que "a Santa Sé toma nota desta Declaração, mas continua a aguardar a anunciada comunicação oficial, da parte da Fraternidade Sacerdotal, para a continuação do diálogo entre a Fraternidade e a Comissão "Ecclesia Dei".