Para a celebração da 46ª Jornada Mundial da Paz do dia 1 de janeiro de 2013, o Papa Bento XVI escolheu o tema: "Bem-aventurados os que buscam a paz".

Em um comunicado dado a conhecer ontem se informou que a mensagem anual do Papa, que ainda não foi divulgada, "no complexo contexto atual deseja animar a todos para que se sintam responsáveis em relação à construção da paz".

"A mensagem abraçará, portanto, a plenitude e multiplicidade do conceito de paz, a partir do ser humano: a paz interior e a paz exterior, para depois pôr em evidência a emergência antropológica, a natureza e incidência do niilismo e, ao mesmo tempo, os direitos fundamentais, em primeiro lugar a liberdade de consciência, a liberdade de expressão e a liberdade religiosa".

O texto do Santo Padre, indica o comunicado, "oferecerá uma reflexão ética sobre algumas medidas que estão sendo adotadas no mundo para conter a crise econômica e financeira, a emergência educativa, a crise das instituições e da política, que é também –em muitos casos– uma preocupante crise da democracia".

A mensagem também se referirá ao 50º aniversário do Concílio Vaticano II e da Encíclica do Papa João XXIII, Pacem in terris, de acordo a qual o primado corresponde sempre à dignidade humana e a sua liberdade, para a edificação de uma cidade ao serviço de cada ser humano, sem discriminação alguma.

Alguns dos temas anteriores das mensagens do Papa foram: "Combater a pobreza, construir a paz" (2009); "Se quer promover a paz, protege a criação" (2010); "A liberdade religiosa, caminho para a paz" (2011) e "Educar aos jovens na justiça e na paz" (2012).