O Arcebispado de Monterrey lançou a construção de um refúgio para imigrantes centro-americanos que chegam a esta cidade a fim de cruzar a fronteira com os Estados Unidos.

O Padre Luis Eduardo Villarreal, diretor de Pastoral Social, anunciou que já tem o terreno e está prevista o orçamento de um milhão de pesos (uns 87 mil dólares) na construção do centro que poderá acolher até 30 pessoas. A chamada Casa do Migrante começará a funcionar no final do ano.

Segundo o sacerdote, a intenção do Arcebispado é que “assim como o governo mexicano exige um trato digno para nossos emigrantes nos Estados Unidos, respeite os direitos dos que provêm da América Central”.

Na nova casa haverá hospedagem, alimentação, roupa limpa, atenção pastoral ou médica, além de assessoria legal.

O refúgio exigirá como requisito que os migrantes não estejam sob efeito de bebidas alcóolicas ou entorpecentes e colaborem nas tarefas de limpeza.

Monterrey, no estado de Nuevo León, é uma das últimas cidades mexicanas pelas quais passa a principal linha de trem que vai do sul rumo aos  Estados Unidos.

Segundo Irma García Hinojosa, delegada regional do Instituto Nacional de Migração (INM), apenas nos primeiros cinco meses de 2004 foram capturados na zona  623 ilegais, principalmente centro-americanos. No mesmo período de 2003 foram detidas 349 e durante 2002  487 pessoas.