Dois mil jovens comemoraram o início da contagem regressiva de um ano para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e a divulgação da oração oficial no Largo da Carioca na noite desta sexta-feira, 13 de julho e foram em procissão até o Santuário de Sant’Anna,, também localizado no Centro do Rio, passaram a noite em adoração.

O evento, que teve início as 18h com show de louvor, marcou ainda o encerramento da Missão Thalita Kum, a semana de evangelização na cidade feita pelos missionários da comunidade Aliança de Misericórdia. 
Além do show e da adoração, os jovens participaram da missa celebrada pelo arcebispo Dom Orani João Tempesta, pelos bispos auxiliares Dom Paulo Cezar Costa e Dom Roque Costa Souza e de sacerdotes da arquidiocese. Antes da benção final todos rezaram a oração oficial em favor da JMJ e saíram em procissão pelas ruas do centro da cidade até o santuário de adoração perpétua, a igreja de Sant'Ana, para o início da vigília dos Jovens Adoradores.

Um dos momentos fortes da procissão foi quando passaram pela Cruz Vermelha e o Instituto Nacional do Câncer (Inca), momento em que todos ficaram em silêncio para a benção do arcebispo aos enfermos. O restante da trajetória de 15km foi feita em um clima de maior recolhimento, já em preparação para a vigília. À uma hora da madrugada os jovens chegaram ao santuário e receberam a benção final da missa para dar início à noite de adoração ao Santíssimo Sacramento. 

Antonio Marcos disse que ficou impressionado com a presença dos bispos na procissão. “O que mais me marcou foi quando paramos no Inca. Só então eu percebi que Dom Orani estava o tempo todo lá”, comentou.

Anderson Dias também contou que ficou emocionado com o evento. Ele saiu direto do trabalho para participar da festividade e disse que nem o cansaço o desmotivou. “Não tem cansaço. É só a alegria de louvar e adorar a Deus”, disse a ACI Digital entusiasmado no percurso em meio à multidão.

A avaliação do padre Leandro Lênin, um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral da JMJ responsável pela organização do evento, foi positiva. “Tivemos uma noite em que a juventude católica mostrou a sua força e assumiu a missão de levar a Jornada às ruas. Mostrou que a juventude quer a Jornada e está disposta a levá-la a todo mundo”, afirmou.

Já no santuário Dom Orani convidou os jovens a não deixarem o entusiasmo apagar. “Somos chamados a viver a cada dia aquilo que vivemos juntos hoje; de maneira profunda viver a firmeza da fé. Estamos chamados a estar sempre disponíveis”, disse o prelado ao encerrar a missa.

Ele também motivou os jovens a serem protagonistas da Jornada e lembrou da intercessão do cardeal dom Eugênio Sales, falecido no dia nove de julho, que foi um dos grandes incentivadores da realização do evento no Rio de Janeiro.

A noite continuou com bastante animação e os jovens adoradores permaneceram em oração até as 6h da manhã deste sábado. Durante toda noite em adoração ao Santíssimo Sacramento, os participantes tiveram intensos momentos de encontro com Cristo.

Davi Racine, estudante, falou a ACI Digital sobre a importância da vigília: ''Precisamos desses momentos como jovens, como Igreja. Temos a necessidade de pararmos diante de Deus que é o fundamento da JMJ. Ao mesmo tempo que damos o testemunho que jovem católico não vive de oba-oba, mas firmado em Deus''.

A Vigília terminou com a Bênção com o Santíssimo Sacramento aos jovens adoradores.