O Pe. Antonio Camacho Muñoz, Secretário Executivo da Comissão Episcopal para a Pastoral da Comunicação da Conferência Episcopal Mexicana (CEPCOM), assinalou que a imprensa católica no México e no mundo inteiro, deve ser uma voz construtora de paz e defensora da vida.

O sacerdote fez esta reflexão durante sua intervenção no primeiro dia do 2º Encontro Nacional de Jornais Católicos organizado pela Comissão Episcopal para a Pastoral da Comunicação na capital México D.F.

"Somos um instrumento do Espírito de Deus na Igreja, e devemos ser uma voz que sirva para formar e informar o povo como discípulos missionários construtores da paz e defensores da vida ante os desafios que cada dia nos apresenta o mundo atual", indicou.

Nesse sentido, ressaltou a importância que tem a imprensa na Igreja e sua incidência ante a sociedade atual, e a necessidade de uma adequada formação profissional para incrementar a qualidade das publicações católicas e contribuir à evangelização, "anunciando e comunicando Jesus Cristo".

O sacerdote também recordou as palavras do Papa Bento XVI referidas à tarefa da imprensa católica. "Os jornalistas católicos devem procurar a verdade com mente e coração apaixonados, mas também com o profissionalismo de trabalhadores competentes e dotados dos meios adequados e eficazes".

O encontro de imprensa católica iniciou na terça-feira 10 e finalizará na sexta-feira 13 de julho. O tema de reflexão é "A Imprensa Católica como instrumento da Nova Evangelização na Missão Continental Permanente".