A chegada à contagem regressiva de um ano para a JMJ Rio 2013 será marcada por grandes eventos neste mês de julho, mas acima de tudo, com o lançamento da oração oficial nesta sexta-feira, por um grande convite da parte da arquidiocese carioca ao mundo inteiro a rezar pela preparação do evento com o Santo Padre que acontece entre os dias 23 e 28 de julho do próximo ano.

Em entrevista exclusiva a ACI Digital neste último 5 de julho, Pe. Leandro Lênin, um dos dirigentes do setor de preparação pastoral do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013, afirmou que mais que uma corrida até a JMJ2013, o momento é entendido como uma “peregrinação” até a sua inauguração.

“Faltando um ano para a Jornada Mundial da Juventude estamos preparando diversas atividades, diversos momentos que de fato vão preparar os nossos peregrinos. Cuidando da vida pastoral da Jornada, percebemos vir a uma JMJ é peregrinar. É uma verdadeira peregrinação na qual toda a juventude vai estar unida em Igreja junto com o Santo Padre, o Papa”, destacou.

“Para comemorar esta contagem regressiva, que para nós é motivo de grande alegria, mas também de trabalho dobrado, pois temos que preparar tudo aquilo que será necessário para a Jornada, nós estamos preparando grandes eventos, eventos que mostram a capacidade do Rio de Janeiro de acolher a todos”, sublinhou.

Falando dos eventos que marcarão o ano de preparação para a Jornada, o sacerdote contou sobre o primeiro deles, que será o lançamento da oração oficial pela JMJ, no dia 13 de julho, com uma grande reunião de jovens que no Largo da Carioca e termina no Santuário de Adoração de Sant’Ana no centro do Rio.

Segundo informa a página oficial da JMJ, “às 22 horas será celebrada a Santa Missa presidida pelo presidente do COL e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. Logo após haverá o lançamento da Oração Oficial da JMJ Rio2013. Às 23h30 será iniciada uma procissão com o Santíssimo Sacramento até a Igreja de Sant’Ana, Santuário de Adoração Perpétua do Rio de Janeiro, onde os jovens ficarão até às 6h”.

“O evento em si vai impactar, mas o que mais nos chama atenção é o limite de tempo”, destacou o sacerdote membro do COL. “Dizer que estamos em contagem regressiva de um ano para jornada já é assustador, mas também de grande animação e expectativa. Nós estamos bastante animados e trabalhando todos os dias com intensidade para que este ano seja vivido num clima de preparação, não só daquelas coisas que temos para mostrar ao mundo, mas de uma preparação espiritual: convidando o mundo a rezar! Todos os nossos eventos se pautam nessa modalidade”.

Padre Leandro destacou também a importância de ter uma prece que permitirá unir no mesmo espírito de oração, pessoas de diversas línguas e nacionalidades na preparação espiritual para o evento.

Dentre os outros eventos mencionados pelo Padre Leandro em sua entrevista a ACI Digital destaca-se a corrida Bote Fé na Vida, que será realizada simultaneamente em todas as dioceses do Brasil no dia 22 e um grande evento que contará com jovens do Regional Leste I da CNBB e de todo o Brasil no Maracanazinho, entre os dias 27 e 29 de julho, e que segundo o sacerdote, trarão ao Rio um “gostinho” daquilo que será a JMJ.

Sobre o hino oficial da Jornada, Pe. Leandro adiantou a ACI Digital que este é um dos projetos que ainda está “no forno”, mas que será divulgado ao público no mês de setembro.