O Códice Calixtino, manuscrito que foi roubado no dia 5 de julho de 2011 e encontrado na quarta-feira passada em uma garagem no povoado de Milladoiro, comunidade autônoma espanhola da Galícia, já se encontra de volta na Catedral de Santiago de Compostela.

No domingo 8 de julho às 10:50 a.m. realizou-se uma cerimônia simbólica na qual o Presidente da Espanha, Mariano Rajoy, fez a entrega do manuscrito ao Arcebispo do Santiago de Compostela, Dom. Julián Barrio.

No ato o Prelado expressou sua alegria porque o manuscrito "volta para seu lugar" e, à sua vez, afirmou que a Igreja "não economizará esforço algum" para proteger sua segurança.

Por sua parte Rajoy assinalou que "este legendário manuscrito do século XII tem um proprietário, mas todos o sentimos como nosso", e acrescentou a necessidade de realizar "um esforço maior" na hora de proteger sua segurança.

A devolução do manuscrito produziu-se dois dias depois de terem sido enviados à prisão provisória o ex-eletricista da Catedral, que confessou o roubo do livro, assim como sua esposa e filho acusados de lavagem de dinheiro.

O Códice Calixtino, datado no século XII, é considerado um dos livros históricos mais importantes do mundo e constitui uma espécie de guia para os peregrinos que seguiam o Caminho do Santiago em sua viagem até o santuário da cidade de Compostela.

O texto contém uma série de conselhos, descrições da rota, das obras de arte, assim como dos costumes locais dos habitantes ao longo do Caminho.