O Códice Calixtino, manuscrito desaparecido desde julho de 2011, foi encontrado numa garagem no povoado do Milladoiro, na comunidade autônoma espanhola da Galícia. O lugar é propriedade do suspeito de ser o autor material do roubo.

O manuscrito, datado no século XII, é considerado um dos livros históricos mais importantes do mundo, e constitui uma espécie de guia para os peregrinos que seguiam o Caminho de Santiago na sua viagem à cidade.

O texto contém uma série de conselhos, descrições da rota, das obras de arte assim como dos costumes locais das pessoas que viviam ao longo do Caminho.

O Códice foi encontrado ontem à tarde ao redor das 2:40 p.m. (hora local), dentro de uma bolsa plástica, na garagem do suspeito. Junto ao Códice se encontraram quatro livros da Catedral de Santiago de Compostela e uma bandeja de prata.

As autoridades espanholas detiveram ontem a um eletricista, ex-funcionário da Catedral, ao seu filho e a sua companheira. Todos serão postos a disposição da justiça no dia 5 de julho.

O eletricista, que era considerado há meses o autor do roubo do valioso códice, "não se mostra muito disposto a colaborar", conforme informaram as autoridades locais.

De acordo às autoridades policiais que investigaram o roubo, a falta de segurança do lugar onde se conservava o Códice foi o motivo mais importante para o seu desaparecimento.

Alguns meios de imprensa espanhóis indicaram que as chaves do lugar onde se guardava o manuscrito se encontravam permanentemente na fechadura.

A fiscalização da Galícia recomendou à Igreja realizar um inventário dos seus pertences e guardar em caixas fortes as relíquias de maior interesse.