O Presidente da Conferência Episcopal da Costa Rica, Dom José Francisco Ulloa Rojas, anunciou a criação de uma comissão especial para a defesa da vida, que terá como tarefa primitiva trabalhar pelo respeito dos direitos do ser humano “desde o primeiro momento de sua existência”.

O Prelado explicou que “não podemos guardar silêncio diante das propostas abortistas que esquecem que toda vida humana deve ser respeitada e protegida de maneira absoluta desde o momento da concepção”.

A nova Comissão estará integrada tanto pelos bispos responsáveis por áreas afins como Família e Doutrina, como por distintos membros da Igreja e profissionais em ciências médicas e direitos humanos da sociedade civil, assim como por mulheres envoltas na luta pró vida.

A Comissão surge em um cenário adverso marcado pelas recentes denúncias contra o Instituto Nacional da Mulher, que publicou um calendário que propõe a celebração do dia do aborto como direito da mulher.

Esta Comissão terá a seu cargo a análise do Capítulo V sobre os “direitos sexuais e reprodutivos” do texto substitutivo da Lei Geral de Saúde, que propõe legalizar o aborto por motivos de saúde.

Dom Ulloa destacou o desafio que apresenta este texto à Igreja, que deve objetar as terminologias enganosas que promovem o aborto e os anticoncepcionais, sobre tudo entre os mais jovens, para evitar a confusão por termos como “saúde reprodutiva”, “anticoncepção de emergência” ou “maternidade sem riscos”.

A Comissão especial se reunirá pela primeira vez na próxima terça-feira 15 de março às 11 da manhã.