O Papa Bento XVI removeu do cargo de Arcebispo de Trnava (Eslováquia), Dom Róbert Bezák, de 52 anos de idade, logo depois de uma visita apostólica (investigação) realizada entre janeiro e fevereiro deste ano.

O Escritório de Imprensa da Santa Sé divulgou a notícia ontem, 3 de julho, muito brevemente e sem dar maiores explicações sobre o afastamento. Tampouco foi informado quem estará à frente da arquidiocese enquanto se nomeia um sucessor para o Arcebispo.

Diversos meios italianos assinalaram que a retirada do cargo dever-se-ia a uma série de problemas administrativos na arquidiocese de Trnava.

O Santo Padre tomou esta decisão logo depois que o Prelado desistira de apresentar sua renúncia como lhe havia sido solicitado. Dom. Bezák esteve à frente da arquidiocese desde 2009.

No domingo 1 de julho o Arcebispo leu durante a Missa dominical uma carta sobre sua retirada na qual assinalou que o Vaticano lhe solicitou não falar sobre este tema com a imprensa.

De acordo ao Código de Direito Canônico, um Bispo deve renunciar a seu cargo por ter chegado ao limite de idade (75 anos) ou pela existência de uma razão grave que o impeça de exercer seu cargo pastoral.

Os dois últimos bispos a serem removidos do seu cargo pelo Papa Bento XVI foram o italiano Francesco Micchiché, de Trapani, no último 19 de maio por causa de problemas administrativos; e no dia 3 de maio o australiano William Morris, de Toowoomba, devido a uma série de inconsistências doutrinais, como por exemplo seu apoio à ordenação sacerdotal de mulheres e defender que ministros protestantes celebrem a Eucaristia.